Possíveis incumprimentos repentinos no setor de Bens de Consumo Duradouro

Um ambiente de negócios competitivo e volátil no setor de Bens de Consumo Duradouro conduz ao aumento do risco de crédito, apesar do crescimento global das vendas.

Madrid - 04-abr-2018

A Crédito y Caución prevê aumento das insolvências no setor do retalho de Bens de Consumo Duradouro em alguns mercados em 2018. “Devido a um enquadramento de mercado muito competitivo e volátil, não devemos descartar incumprimentos repentinos e inesperados, inclusive de operadores de maior dimensão, o que conduz a um quadro de risco de crédito mais elevado”, explica a seguradora de crédito.

De acordo com o mais recente relatório da Crédito y Caución, as vendas a retalho de Bens de  Consumo Duradouro cresceram em 2017 e continuam a aumentar em 2018 na maioria dos mercados mundiais. No entanto, o relatório alerta que “para muitos retalhistas de pequena e média dimensão, mantém-se o ajustamento ou mesmo retrocesso das margens”, em especial devido à pressão do comércio online, cujo crescimento de vendas está acima do setor.

O êxito e a capacidade de recuperação dos negócios de Bens de Consumo Duradouro dependem, cada vez mais, da sua habilidade para adotar novas estratégias, desenvolvendo e expandindo o negócio online e oferecendo serviços adicionais. Contudo, isto requer vontade de mudar e investimento financeiro. Não é certo se muitos retalhistas de menor dimensão têm meios para realinhar os seus negócios de modo a permanecerem competitivos”, refere o relatório que inclui análises detalhadas da situação do setor na Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Países Baixos, Polónia, Reino Unido e Vietname.

Em Espanha, principal parceiro económico de Portugal, a Crédito y Caución prevê uma ligeira diminuição das insolvências no setor, sem alterações importantes no comportamento em matéria de pagamentos. As vendas de Bens de Consumo Duradouro cresceram em 2017 impulsionadas pelo sólido crescimento do PIB e do consumo privado, por uma maior confiança por parte dos consumidores, uma inflação baixa e uma maior disponibilidade de crédito ao consumo. Espera-se que este crescimento de vendas se mantenha em 2018, embora a um ritmo menor devido à desaceleração do consumo privado. As margens comerciais mantêm-se estáveis e o endividamento não é demasiado elevado, mas a concorrência é grande e continua a aumentar. Num cenário de expansão da quota de mercado do comércio eletrónico, os principais operadores do setor em Espanha desenvolvem estratégias centradas em melhorar o seu posicionamento digital.

As perspetivas da Crédito y Caución para o mercado espanhol são positivas para o segmento de eletrónica de consumo e neutras para os eletrodomésticos, onde a concorrência do comércio online poderia ter um impacto significativo, a curto prazo, nos retalhistas locais de pequena dimensão, e para o segmento do mobiliário, cujo rendimento está diretamente relacionado com a construção.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.