As tarifas de Trump ameaçam o comércio

A Crédito y Caución prevê que as tarifas sobre o aço e o alumínio tenham um impacto económico global limitado, mas alerta que podemos estar perante o prelúdio de uma guerra comercial global.

Madrid - 22-mar-2018

O mais recente relatório da Crédito y Caución alerta para a possibilidade da imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio por parte dos Estados Unidos conduzir, a médio prazo, a uma guerra comercial. De acordo com a análise da seguradora de crédito, "o impacto económico global das medidas em si mesmas é limitado", mas "a Administração dos Estados Unidos parece estar liberta de quaisquer restrições quanto a futuras ações protecionistas. É por isso que as tarifas Trump ameaçam o comércio".

Segundo a análise da seguradora, a introdução de tarifas sobre o aço e o alumínio implicará uma perda em termos de PIB para os Estados Unidos, embora pouco significativa. Os lucros para as empresas norte-americanas produtoras não irão compensar a quebra na produção das empresas americanas consumidoras destes produtos, que representam 40% do PIB. A Crédito y Caución acredita que a situação irá beneficiar, em especial, os produtores do Canadá e do México, que ficaram isentos de tarifas à espera das renegociações do NAFTA. “A verdadeira ameaça reside no facto destas medidas serem o prelúdio para uma guerra comercial global, em especial agora que os assessores do Presidente dos Estados Unidos com fortes convicções protecionistas ganharam a partida. Antevê-se um novo cenário comercial”, afirma o relatório.

A China domina o mercado mundial

A China domina, claramente, o mercado mundial do aço e do alumínio. É responsável por 50% dos 1.687 milhões de toneladas de aço que se produzem anualmente e consome 44%. Perante estes números, as quotas de outros países afiguram-se pequenas: a União Europeia representa 10% da produção, o Japão 6%, a Índia 6% e os Estados Unidos 5%. Os principais países fornecedores de aço aos Estados Unidos são o Canadá (17% de quota de mercado), o Brasil (13%), Coreia do Sul (12%) e o México (9%), o que denota a existência de anteriores medidas para travar as importações chinesas.

A China é também o primeiro produtor mundial de alumínio. Foi responsável por 54% dos 63 milhões de toneladas produzidas em 2017, seguida pela Rússia (6%), Canadá (6%), Índia (5%), Emirados Árabes Unidos (4%) ou Austrália (3%). Os Estados Unidos produzem apenas 1,2% do alumínio mundial e consomem cerca de 10%. O Canadá (55% das importações) é uma fonte vital para os Estados Unidos, seguido da Rússia (18%) e dos Emirados Árabes Unidos (13%). Se a Administração dos Estados Unidos aplicar uma tarifa de importação a todos os seus parceiros comerciais, a Crédito y Caución prevê que o alumínio diminua os seus preços na Europa e na Ásia mais facilmente do que o aço, dado que os custos de transporte são menores.

“Há três incertezas-chave. Em primeiro lugar, a Administração dos Estados Unidos está disposta a negociar isenções com países que não sejam o Canadá, México e Austrália, e com empresas individuais. Em segundo lugar, espera-se que os parceiros comerciais sujeitos a tarifas de importação imponham represálias e anteciparam-se já algumas alternativas. A União Europeia preparou uma lista de exportações norte-americanas que se veriam afetadas por uma tarifa recíproca de 25%. O Presidente Trump afirmou que responderá com tarifas sobre os automóveis. A China anunciou fortes medidas para proteger os seus interesses se os Estados Unidos cumprirem com a imposição de tarifas de importação. Em terceiro lugar, além das isenções e das represálias, é provável que o Governo dos Estados Unidos proponha medidas protecionistas mais generalizadas. Isto provocará medidas compensatórias adicionais por parte os seus parceiros comerciais, que poderiam terminar numa guerra comercial”, conclui o relatório.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.