O risco de incumprimento na Tailândia

Setores como o aço, automóvel, bens de consumo duradouro, metalurgia, papel, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 04-jan-2021

• Aço - Risco elevado

A Tailândia regista um défice comercial sistemático neste setor desde 2005. Em 2019, o desempenho do aço foi moderado, com redução da procura em setores chave como o automóvel e uma crescente pressão sobre as margens. Em 2020, a situação agravou-se devido à recessão económica desencadeada pela pandemia. O valor acrescentado da siderurgia tailandesa deverá sofrer uma diminuição de 12% em 2020.

• Alimentação - Risco baixo

As exportações de alimentos continuam a ser um ativo importante dada a grande procura externa por arroz, mariscos, alimentos congelados, alimentos preparados e produtos alimentares selecionados. O valor acrescentado do setor deverá aumentar 1% em 2020.

• Agricultura - Risco médio

O setor foi afetado por uma grave seca e pelos efeitos do confinamento nos transporte e na cadeia de fornecimento. O valor acrescentado do sector agrícola irá manter-se estável ou crescer de forma modesta em 2020, mas as perspetivas de recuperação são boas.

• Automóvel e transporte - Risco elevado

Muitos fabricantes de automóveis reduziram os custos através do despedimento de empregados e da redução da produção. Mesmo antes da pandemia, este setor já sentia uma diminuição da procura interna e uma quebra das exportações em resultado da valorização da moeda. É esperada uma contração do valor acrescentado do setor superior a 28% em 2020. A cadeia de fornecimento vê-se afetada porque muitos fabricantes de automóveis chineses e japoneses reduziram a sua produção. O risco de crédito aumentou em especial nos fornecedores de produtos de baixa tecnologia e facilmente substituível que também sofrem maiores tensões de liquidez. No segmento de transporte, as companhias aéreas foram severamente afetadas pela pandemia. O valor acrescentado do setor deverá diminuir cerca de 7%.

• Bens de consumo duradouro - Risco elevado

O consumo de bens de consumo não alimentar deteriorou-se com a pandemia e muitos negócios fecharam temporariamente devido ao confinamento. A procura de eletrodomésticos, móveis, joias e artigos de lazer diminuiu consideravelmente. A contínua diminuição do sentimento dos consumidores e o aumento do desemprego podem constituir obstáculos a uma recuperação a curto prazo. Os padrões de compra mudaram. Os consumidores concentram-se nas categorias de gastos essenciais. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia 7,5% em 2020 e que a morosidade e o encerramento de lojas de retalhistas aumentem nos próximos meses.

• Construção e materiais - Risco médio

O valor acrescentado do setor deverá reduzir-se em 10% em 2020. Em 2021 é esperada uma recuperação superior a 10%. Atualmente, a atividade de construção mantém-se graças a alguns grandes projetos de infraestruturas públicas, como a ligação ferroviária de alta velocidade ao aeroporto de Banguecoque e a ampliação do porto de Map Ta Phut. Contudo, os incumprimentos aumentaram.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

O setor foi gravemente afetado pelas interrupções na cadeia de fornecimento. Embora a situação do mercado tenha começado a recuperar, a pressão mantém-se devido à debilidade do poder de compra. A nível nacional, a procura de componentes eletrónicos da indústria automóvel deteriorou-se. Os principais mercados de exportação de discos rígidos também apresentam uma redução da procura. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua mais de 4% em 2020, a que se seguirá uma recuperação em 2021.

• Financeiro - Risco baixo

O sector bancário da Tailândia é saudável, já que os bancos estão bem capitalizados. Contudo, o aumento dos problemas financeiros das empresas e dos consumidores poderia dar lugar a um maior número de incumprimentos e a condições mais rigorosas no acesso ao crédito. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua 1%.

• Maquinaria e engenharia - Risco médio

As empresas do setor são financeiramente resistentes. No entanto, as perspetivas empresariais foram afetadas pela diminuição de encomendas, em especial nos setores compradores chave como o setor automóvel. O valor acrescentado do setor deverá contrair cerca de 8% em 2020, seguido de uma recuperação em 2021.

• Metalurgia - Risco elevado

Em 2019, a indústria metalúrgica teve um rendimento moderado, com uma crescente pressão sobre as margens e uma redução da procura em setores chave como o automóvel. Em 2020, a situação agravou-se ainda mais devido à recessão económica provocada pela pandemia, que inclui a suspensão da produção de automóveis e o adiamento de projetos no setor privado. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua cerca de 8% em 2020 e que os incumprimentos aumentem nos próximos meses.

• Papel - Risco elevado

A produção continua a diminuir em resultado da diminuição da procura de papel para impressão, papel de escritório e papel de jornal, em consequência da crescente importância dos meios digitais. As questões ambientais também desempenham um papel nesta redução. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua cerca de 3,5% em 2020.

• Químico e farmacêutico - Risco médio

Em regra, as empresas do setor apresentam uma situação financeira sólida, bons registos de pagamento e baixas taxas de insolvência. A pandemia está a impulsionar um maior gasto em pessoal de saúde, equipamentos médicos e medicamentos, e prevê-se que o valor acrescentado dos produtos farmacêuticos aumente mais de 3% em 2020. Contudo, a deterioração da procura em setores chave como o automóvel teve um impacto negativo no desempenho do setor químico. Prevê-se que o valor acrescentado do sector diminua cerca de 4% em 2020.

• Serviços - Risco elevado

O impacto da pandemia sente-se particularmente no turismo, que gera mais de 10% do PIB da Tailândia, com um importante peso da China como mercado emissor. Devido às amplas medidas de confinamento adotadas no início de 2020 e às atuais restrições, muitos segmentos foram gravemente afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. Prevê-se que o valor acrescentado dos hotéis e dos serviços de restauração sofra uma redução de 20% em 2020. Os incumprimentos já começaram a aumentar nos segmentos mais afetados, que registam o encerramento definitivo de muitos negócios.

• Têxtil - Risco muito elevado

Os fabricantes do setor têxtil já estavam a ser afetados antes da pandemia pelo excesso de capacidade e por uma concorrência feroz. Os grossistas e retalhistas são afetados negativamente pelas mudanças no comportamento dos clientes e pela concorrência de novos retalhistas online. O seu rendimento deteriorou-se ainda mais devido à queda das vendas durante o confinamento. As exportações devem sofrer uma diminuição entre 40 e 50% devido ao cancelamento de encomendas. O valor acrescentado do setor deverá sofrer uma redução de 11% em 2020, com um novo aumento dos incumprimentos e das falências. Prevê-se que cerca de 50% das empresas no setor têxtil sejam obrigadas a fechar, deixando até 200.000 pessoas no desemprego.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.