O risco de incumprimento na Bélgica

Setores como aço, automóvel, bens de consumo duradouro, construção, máquinas, metalurgia, serviços e têxteis apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 12-nov-2020

• Aço – Risco elevado

O setor sofre uma deterioração da procura por parte dos principais setores compradores. O valor acrescentado do setor deverá diminuir mais de 17% em 2020.

• Agricultura - Risco médio

A logística, a cadeia de fornecimento e a disponibilidade de trabalhadores sazonais foram afetadas pela pandemia. Embora se estime que o valor acrescentado da agricultura sofra uma contração em 2020, mantém-se a possibilidade de uma rápida recuperação, apesar da evolução desfavorável dos preços, do declínio das exportações, nomeadamente da batata e da carne de porco, e das más condições meteorológicas.

• Alimentação - Risco médio

No segmento da venda a retalho, a expansão de duas grandes cadeias de supermercados holandeses em 2019 tem aumentado a pressão sobre os preços, o que se repercutiu sobre as margens tanto de retalhistas, como produtores e transformadores de alimentos. De momento, todos os subsetores se veem afetados negativamente pela pandemia e pelas medidas sanitárias. A menor procura no ramo da hotelaria e o encerramento de alguns canais de distribuição têm impacto sobre as vendas. É esperado que o valor acrescentado do setor contraia 1% em 2020.

• Automóvel e Transporte - Risco muito elevado

É esperado que o valor acrescentado do setor automóvel e de transporte diminua 30% e 8%, respetivamente, em 2020. A indústria automóvel sofre uma deterioração das vendas de automóveis de passageiros e comerciais, enquanto que o transporte se vê afetado pela diminuição do tráfego e da procura logística. Os efeitos também estão a ser sentidos nas empresas portuárias e de movimentação de cargas ligadas ao transporte aéreo. Devido às graves tensões de liquidez das empresas, é esperado um aumento das insolvências nos próximos meses.

• Bens de consumo duradouro - Risco muito elevado

Os pequenos retalhistas de todos os subsetores têm dificuldades para competir com os grandes players, que oferecem uma gama de produtos muito diversificada a preços mais baixos. A forte concorrência e o aumento do comércio eletrónico têm exercido uma pressão descendente sobre os preços e de alta sobre os serviços. As vendas de bens de consumo não alimentar têm-se deteriorado devido ao impacto do coronavírus e muitas empresas têm enfrentado sérios problemas devido ao confinamento e às medidas sanitárias obrigatórias. O sentimento moderado dos consumidores e o aumento do desemprego dificultam uma recuperação a curto prazo. É esperado que o valor acrescentado do setor sofra uma contratação superior a 14% em 2020. Os incumprimentos aumentaram e espera-se que as insolvências cresçam ainda mais nos próximos meses, em especial entre os pequenos retalhistas e as empresas relacionadas com artigos de mobiliário, de lazer e de eletrodomésticos.

• Construção e materiais – Risco elevado

A indústria belga permanece muito fragmentada e está em curso a consolidação do mercado. Em 2019, a construção teve um desempenho muito bom em termos de volume, mas já sofria de margem muito estreitas, especialmente na licitação pública. Os elevados custos da mão-de-obra, o acesso restrito a empréstimos bancários, os elevados prazos de pagamento e o aumento dos incumprimentos eram problemas anteriores à pandemia. Durante o confinamento, a atividade de construção diminuiu para um nível abaixo de 30%, com atrasos na maioria dos projetos. Em 2020, o desempenho será afetado pela desaceleração da economia, com mais pressão sobre as margens, interrupções na cadeia de fornecimento e diminuição da eficiência devido ao distanciamento social nas obras. O valor acrescentado do setor deverá contrair cerca de 9% em 2020. Contudo, a pandemia tem aumentado a procura por casas com jardins ou espaços abertos. Além disso, surgem oportunidades de negócio no segmento da remodelação.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

O setor tem sido afetado pelo declínio das vendas devido ao encerramento temporário de negócios e às interrupções na cadeia de fornecimento. Espera-se que o valor acrescentado do setor diminua 4% em 2020. O moderado sentimento dos consumidores e o aumento do desemprego poderiam dificultar uma forte recuperação no curto prazo. Os gastos das empresas e funcionários em bens e serviços digitais têm aumentado devido à expansão do teletrabalho.

• Financeiro – Risco baixo

O setor mantém-se resiliente, mas será afetado pela recessão. O aumento dos problemas financeiras de empresas e famílias pode levar a um maior um número de incumprimentos e a condições mais rigorosas na concessão de crédito. É esperado que o valor acrescentado do sector diminuiu 8% em 2020.

• Maquinaria e Engenharia – Risco Elevado

As perspetivas de negócio deterioraram-se com a diminuição das encomendas e da produção devido ao adiamento de investimentos. A procura nacional e internacional dos principais setores compradores, como o automóvel e aeronáutico, deteriorou-se. É esperado que o valor acrescentado da engenharia contraia 14% em 2020.

• Metalurgia – Risco elevado

As encomendas e a produção foram afetadas negativamente pela queda da economia belga. A procura dos principais setores compradores, como a construção, automóvel e setor de máquinas, diminuiu. Além disso, o setor tem sofrido com as interrupções na cadeia de fornecimento. É esperado que o valor acrescentado do setor diminua quase 9% em 2020. No primeiro semestre, os atrasos e incumprimentos subiram e são esperados novos aumentos nos próximos meses.

• Papel - Risco médio

Os produtores de papel, afetados pela menor procura devido à recessão económica e às medidas sanitárias, continuam a enfrentar a pressão da digitalização. É esperado que o valor acrescentado do setor diminua 4,5% em 2020.

• Químico e farmacêutico – Risco baixo

A deterioração da procura tem tido um impacto negativo no desempenho do setor, e é esperado que o valor acrescentado diminua 6% em 2020. As empresas são afetadas pelo declínio das encomendas e pelo impacto negativo dos problemas logísticos. Os segmentos mais afetados são o petroquímico, petróleo e gás. Contudo, a indústria química belga tem tido um bom desempenho nos últimos anos, com uma situação financeira sólida, bons registos de pagamento e baixas taxas de insolvência. O mesmo acontece com as empresas farmacêuticas, que beneficiaram do aumento das despesas com a saúde.

• Serviços - Risco muito elevado

Muitos segmentos sofrem enormemente com a pandemia, principalmente os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, educação, agências de viagem e operadoras turísticos. É esperado que o valor acrescentado do setor diminua quase 10% e que o segmento da hotelaria sofra uma contração de 20% em 2020. Depois de ter crescido nos últimos meses, espera-se que os incumprimentos e as insolvências aumentam ainda mais.

• Têxtil - Risco muito elevado

Produtores, grossistas e retalhistas já sofriam antes do coronavírus devido a uma concorrência feroz, às margens limitadas, à queda das vendas, às mudanças no comportamento dos clientes e à concorrência dos novos retalhistas online. O desempenho tem-se deteriorado devido à diminuição das vendas durante e após o confinamento. É esperado que o valor acrescentado do setor sofra uma redução de 8% em 2020. Os retalhistas de roupa e calçado enfrentam um forte aumento dos incumprimentos. Prevê-se que as insolvências aumentem nos próximos meses. As perspetivas para 2021 continuam moderadas, com um hard Brexit a constituir um risco adicional de queda para o setor.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.