Insolvências continuam em quebra

Insolvências diminuem 21% em setembro face a igual período de 2016. No acumulado ao ano, o número total de empresas insolventes em Portugal teve uma redução de mais de 18%.

Madrid - 10-out-2017

Com 503 empresas insolventes, o mês de setembro registou uma diminuição no número de insolvências que traduz um decréscimo de 21% face ao período homólogo do ano passado. O total acumulado do ano continua a apresenta-se abaixo dos valores registados nos dois últimos anos, com menos 962 insolvências em relação a 2016 (decréscimo de 18,3%).

Em setembro foi declarada a insolvência de 2.256 empresas, menos 142 que em igual período ao ano passado (decréscimo de 5,9%). Os restantes tipos de ações de insolvência também diminuíram, mas de forma ainda mais significativa. As declarações de Insolvência Requerida tiveram uma redução de 25,4% (menos 359), enquanto as apresentações à insolvência pelas próprias empresas tiveram uma diminuição de 34,1%; em termos absolutos, foram apresentados menos 465 pedidos de insolvência pelas próprias empresas.

O distrito de Lisboa apresenta um total de 1.261 insolvências (menos 1,3% que em 2016) e o Porto segue na segunda posição, com 847 insolvências. No entanto, a cidade invicta regista uma diminuição de 26,9% em relação ao ano passado. Os distritos de Braga e Coimbra registam uma diminuição significativa no número de insolvências, com decréscimos de 26,8% e 45,1% respetivamente. Em polo oposto, a região da Madeira apresenta um aumento no número de empresas insolventes, mais 8,5% que em 2016.

Exceto o setor das telecomunicações, com um aumento de 14,3%, todos os setores de atividade apresentam quebras de dois dígitos percentuais face a igual período do ano passado. Os setores com variações percentuais mais significativas até setembro de 2017 são: Indústria Extrativa (menos 53,8%), Eletricidade, Gás e Água (menos 43,5%), Comércio a Retalho (menos 32,5%), Comércio de Veículos (menos 22,9%) e Agricultura, Caça e Pesca (menos 22,4%). Em termos absolutos, os setores com maior redução no número de empresas insolventes são: Comércio a Retalho (menos 265 empresas), Construção e Obras Públicas (menos 153), Indústria Transformadora (menos 147), Outros Serviços (menos 121) e Comércio a Grosso (menos 111).

Constituições

Em setembro foram constituídas 3.189 novas empresas, mais 142 que em igual período do ano passado, o que se traduz num aumento de 4,6%. No acumulado ao ano, regista-se igualmente um aumento de 8,4%, com um total de 30.969 novas empresas criadas até setembro de 2017. Lisboa regista o número mais significativo de novas constituições, 10.261, valor que traduz um aumento de mais de 33% face a 2016. O Porto surge na segunda posição com 5.369 empresas (mais 17,3%), seguido de Braga com 2.273 empresas (mais 7,3%), Setúbal com 2.114 empresas (mais 6,8%), Faro com 1.735 empresas (acréscimo de 5,6%) e Aveiro com 1.502 empresas (mais 4,9%). Os setores com maior peso são: Outros Serviços (aumento de 46,1%), Hotelaria/Restauração (mais 12,4%), Comércio a Retalho (mais 9,1%) e Construção e Obras Públicas (mais 8,7%). A maior parte dos setores a manter o seu peso nas constituições.

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 23%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países, com acesso a informação de crédito de mais de 240 milhões de empresas em todo o mundo. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.