Duas em cada 5 empresas americanas esperam agravamento dos prazos de pagamento

Os atrasos de pagamento afetam 46% do valor das operações B2B e o incumprimento 2,1%

Madrid - 12-set-2017

Mais de 25% do valor dos créditos comerciais entre empresas nos mercados domésticos do Brasil, Canadá, México e Estados Unidos permanece sem pagamento 90 dias após o seu vencimento.  Uma em cada duas empresas destes países vê-se afetada por estas práticas, de acordo com o Barómetro de Práticas de Pagamento divulgado pela Crédito y Caución. Como consequência destes atrasos no pagamento de faturas vencidas pelos seus clientes nacionais, 35% das empresas têm que atrasar os pagamentos aos seus próprios fornecedores ou tomar medidas específicas para evitar graves interrupções no fluxo de caixa.

O Barómetro de Práticas de Pagamento destaca que, no último ano, 93% das empresas americanas viram-se afetadas pelos atrasos de pagamento dos seus clientes, valor ligeiramente acima dos 90% registados na Europa. Os atrasos no pagamento dos clientes B2B domésticos foram mais frequentes nos Estados Unidos (96%), seguidos do México (93%), Brasil (93%) e Canadá (89%). Para as empresas norte-americanas, o atraso no pagamento dos compradores B2B nacionais traduziu-se numa morosidade de 45% do valor das faturas vencidas. Esta parece ser uma das razões pela qual uma em cada duas empresas nos Estados Unidos está preocupada por um agravamento significativo dos seus prazos de recebimento nos próximos 12 meses.

A taxa de incumprimento nas operações B2B atinge os 2,1% nos mercados americanos (1,5% no doméstico e 0,6% nos mercados externos). O México e o Brasil são os mercados mais afetados pelo incumprimento. A falência constitui a principal razão de incumprimento dos clientes (citada por 50% das empresas), seguida pela antiguidade da dívida (35%), fracasso nos processos de recuperação (34%) ou impossibilidade de localizar o cliente (33%).

"A excecional incerteza que se vive na economia global, em especial nos temas de política comercial, parece estar a influenciar significativamente o ambiente empresarial. Isto está a afetar o comportamento de pagamento na América e em todo o mundo. Os resultados do nosso estudo mostram claramente que, na atual conjuntura económica, as empresas estão preocupadas com o impacto da morosidade de pagamentos na sua liquidez. É fundamental que se concentrem na gestão das suas contas B2B por cobrar e em assegurar os seus créditos comerciais de modo a evitar interrupções no fluxo de caixa que poderiam afetar toda a cadeia de fornecimento", explica o diretor regional da Atradius Trade Credit Insurance NAFTA, David Huey.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 23%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países, com acesso a informação de crédito de mais de 240 milhões de empresas em todo o mundo. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.