Insolvências caem 15,7% nos primeiros oito meses do ano

As insolvências em agosto diminuíram 10% face ao mês homólogo de 2016. O número total de empresas insolventes nos primeiros oito meses de 2017 é inferior em 15,7% ao valor registado em Portugal em igual período do ano passado.

Madrid - 07-set-2017

Em agosto de 2017 registou-se uma diminuição das insolvências, com 189 empresas insolventes, menos 21 em relação ao mês homólogo de 2016, o que representa um decréscimo de 10%. O seu valor acumulado continua a apresenta-se inferior tanto a 2015 como a 2016, com menos 725 insolvências relativamente ao ano passado, o que traduz uma diminuição de 15,7% nos primeiros oito meses deste ano face a igual período de 2016.

Em agosto último verificaram-se 2.024 declarações de insolvência, menos 47 que em igual período de 2016 (menos 2,3%). Quanto aos restantes tipos de ações de insolvência, estes também decresceram, mas de forma mais significativa. As declarações insolventes requeridas diminuíram 22,4% (menos 281), enquanto as apresentações à insolvência pelas próprias empresas registaram uma redução de 32,9% (menos 401).

Os únicos aumentos de insolvências ocorreram em Lisboa, que passou de 1.155 para 1.160 empresas, mais cinco do que em igual período de 2016 (aumento de 0,4%) e na Madeira, com um aumento significativo de 13 empresas (acréscimo de 12,5%). O Porto também apresenta um valor elevado (773 empresas), embora as insolvências tenham diminuído 22% face a 2016. A maioria dos distritos apresenta decréscimos nas insolvências, sendo os mais significativos os registados em: Angra do Heroísmo (redução de 71,4%), Beja (55,2%), Castelo Branco (43,5%) e Coimbra (41,3%).

Os setores com maior variação em relação a 2016 foram os da Eletricidade, Gás e Água (redução de 31,6%), Comércio a Retalho (menos 30,5%) e Agricultura, Caça e Pesca (diminuição de 22,8%). Em agosto, o aumento mais notório foi registado no setor da Indústria Extrativa (variação de 41,7%). Também o setor das Telecomunicações aumentou o número de insolvências em 14,3% em relação a igual período do ano passado.

Constituições

Em agosto, a constituição de novas empresas cresceu 7,6% atingindo um total mensal de 2.731 empresas, mais 192 empresas em termos homólogos. No acumulado ao ano, regista-se igualmente um aumento de 8,5%, com 27.699 novas empresas criadas nos primeiros oito meses deste ano.

O número mais significativo de novas constituições foi registado em Lisboa, com 9.133 empresas constituídas (aumento de 33% relativamente a 2016). O Porto surge na segunda posição com 4.799 empresas (mais 17,3%), seguido de Braga com 2.014 empresas (mais 7,4%), Setúbal com 1.885 empresas (mais 6,8%) e Faro com 1.573 empresas (acréscimo de 5,7%).

Os setores que manifestam maior peso são os Serviços (aumento de 45,7%), a Hotelaria/Restauração (mais 12,4%), o Comércio a Retalho (mais 9,2%) e a Construção e Obras Públicas (crescimento de 8,7%). Não se verificaram descidas significativas, tendo a maioria dos setores mantido o peso das constituições.

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 23%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países, com acesso a informação de crédito de mais de 240 milhões de empresas em todo o mundo. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.