Constituições aumentam mais de 6% e Insolvências mantêm-se inferiores a 2016

Apesar das Insolvências em maio último terem aumentado 2,4% face ao mês homólogo de 2016, o número total de empresas insolventes nos primeiros cinco meses de 2017 em Portugal é ligeiramente inferior ao registado no último ano (0,8%).

Madrid - 08-jun-2017

O número de Insolvências em Portugal registou um aumento de 2,4% em maio de 2017 em relação a idêntico período do ano passado, com um total de 692 empresas insolventes.  No entanto, o valor acumulado apresenta-se ligeiramente inferior a 2016, com menos 25 insolvências (decréscimo de 0,8%).

Lisboa foi o distrito com o aumento mais significativo de insolvências, ao passarem de 804 para 940 empresas, mais 136 do que em 2016 (aumento de 16,9%). O Porto também apresenta um valor elevado (640 empresas), mas este valor traduz uma diminuição de 8,7% em relação a 2016. Castelo Branco e Coimbra apresentam decréscimos significativos, de 32,7% e 24,2% respetivamente. Os distritos que revelam aumentos mais notórios são Bragança e Faro, com aumentos de 38,9% e 27,7% face ao período homólogo.

Os setores que apresentam decréscimo de insolvências no período em análise são: comércio a retalho, construção e obras públicas, eletricidade, gás e água, indústria extrativa e transformadora, telecomunicações e transportes. Estes decréscimos são mais significativos nos setores da indústria extrativa (redução de 16,7%), telecomunicações (redução de 33,3%) e transportes (decréscimo de 1,5%). Os aumentos mais notórios registam-se nos serviços (6,5%) e na hotelaria e restauração (5,7%).

Constituições

Em termos de Constituições de novas empresas, em maio último, registou-se um aumento de 12% relativamente a igual período de 2016, com uma evolução em termos absolutos de 3.076 para 3.447 empresas. Em valores acumulados verifica-se um acréscimo 6,3% em relação a 2016, com um total de 18.413 empresas constituidas nos primeiros cinco meses de 2017.

O número de constituições evidenciou-se de forma signficativa apenas em Faro e Setúbal e não se verificaram descidas relevantes, tendo a maioria dos distritos mantido o peso das constituições.

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 23%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países, com acesso a informação de crédito de mais de 240 milhões de empresas em todo o mundo. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.