Aumentam os problemas económicos na Turquia

A incerteza gera um ambiente de negócios difícil que deteriora o comportamento de pagamento na maioria dos setores da economia turca

Madrid - 17-abr-2017

O aumento da incerteza na Turquia está a afetar negativamente o desempenho económico do país. Esta análise é apresentada no mais recente relatório da Crédito y Caución, empresa líder em Espanha e segunda maior operadora de seguros de crédito em Portugal com 26% do mercado, que alerta para a deterioração do comportamento de pagamento das empresas turcas desde o verão de 2016.

Entre 2012 e 2015, a média anual do PIB Turco foi de 6,1%, mas em 2016 desacelerou para 2,9%. O desemprego atingiu a taxa mais elevada em sete anos, e a inflação tem aumentado de forma constante desde o final de 2016 para mais de 11%. A lira turca desvalorizou bruscamente nos últimos seis meses, enquanto o necessário investimento estrangeiro direto (quebra de 40%) e as chegadas de turistas (redução de 30%) registaram recuos significativos.

De acordo com o relatório divulgado pela Crédito y Caución, as perspectivas económicas para 2017 na Turquia continuam cautelosas, sendo esta uma economia sensível às saídas de capital e à volatilidade da moeda. Provavelmente, a incerteza vai manter-se após o referendo constitucional, devido ao calendário eleitoral previsto para o segundo semestre do ano, à ameaça terrorista e aos efeitos da guerra na Síria.

Este ambiente difícil, marcado pela queda na confiança do consumidor, por um menor investimento, pelo aumento do desemprego, por uma inflação elevada, pelo aumento da volatilidade da taxa de câmbio e restrição no acesso ao crédito financeiro, tem afetado os principais setores produtivos do país que registam, desde 2015, uma deterioração do seu comportamento de pagamento, com prazos de pagamento mais longos e crescimento da morosidade. Tanto o valor dos créditos em dívida como o número de insolvências empresariais aumentou consideravelmente. De notar que, 80% das novas empresas fracassam nos primeiros três anos após a constituição, refere o relatório da Crédito y Caución que inclui comentários específicos sobre a situação dos setores automóvel, químico, farmacêutico, construção, bens de consumo duradouro, maquinaria, metalúrgica e têxtil.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 23%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países, com acesso a informação de crédito de mais de 240 milhões de empresas em todo o mundo. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.