Os sete emergentes mais promissores em 2017

O desenvolvimento do mercado interno, a expansão da classe média e a estabilidade institucional, são fatores-chave na identificação de oportunidades nos mercados emergentes.

Madrid - 12-jan-2017

Quais os mercados emergentes que constituem uma oportunidade de negócio em 2017? O mais recente relatório divulgado pela seguradora de créditos Crédito y Caución coloca o foco em sete mercados que vão apresentar um forte crescimento em 2017 resistindo à volatilidade global devido a três fatores-chave: um mercado interno significativo, uma demografia favorável à expansão da classe média e políticas orientadas para a estabilidade institucional. A lista inclui dois mercados asiáticos (Índia e Indonésia), dois mercados sul-americanos (Peru e Chile), dois africanos (Quénia e Costa do Marfim) e um mercado europeu (Bulgária).

O relatório divulgado pela Crédito y Caución detalha alguns condicionantes setoriais. Os mercados da Bulgária, Quénia e Peru, por exemplo, apresentam oportunidades vinculadas à procura crescente de alimentos e bebidas importados. Fortes perspetivas de crescimento para as importações de produtos químicos vinculados às atividades industriais na Índia e Bulgária. A procura de infraestruturas impulsionará as oportunidades para o setor da construção na Indonésia, Índia, Peru, Costa do Marfim e Quénia e para o setor da engenharia e da maquinaria na Bulgária e Indonésia. Na Costa do Marfim, Chile e Peru prevê-se um crescimento do setor retalhista.

No entanto, as oportunidades nestes mercados emergentes não estão isentas de risco. Não se pode colocar de parte possíveis alterações no risco político nestes mercados, em particular na África subsaariana. Outra ameaça é uma subida mais rápida do que o esperado nas taxas de juro por parte da Reserva Federal norte-americana que poderia expor alguns destes mercados a depreciações das divisas e saídas de capitais, aumentando os seus custos de captação. Neste campo, a Indonésia é dos sete o mercado mais vulnerável enquanto a Índia, Peru e Bulgária estão bem protegidos desta volatilidade externa. Um terceiro fator de risco, em especial para o Peru e Chile, é a adoção de uma posição comercial mais protecionista por parte dos Estados Unidos.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 23%, somos um operador global de seguro de crédito presente em 50 países que proporciona cobertura em 240 mercados e tem acesso a informação de crédito de mais de 200 milhões de empresas em todo o mundo. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.