Agravamento das perspetivas de insolvência

A Crédito y Caución prevê para 2016 e 2017 uma melhoria global de 0% das insolvências nos mercados desenvolvidos, pior desempenho desde 2009

Madrid - 27-set-2016

O ambiente de insolvências na maioria dos mercados desenvolvidos registou, em 2016, pouca ou nenhuma melhoria. Esta é a principal conclusão do último relatório difundido pela Crédito y Caución, que alerta sobre o agravamento das perspetivas de insolvências em linha com as revisões em baixa das previsões de crescimento do PIB.

O relatório realça os efeitos do Brexit, que afetam a confiança em muitos mercados desenvolvidos e geram volatilidade no mercado financeiro. Após a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, prevê-se que as suas insolvências aumentem 2% em 2016 e 3% em 2017. A revisão das previsões está igualmente a afetar a confiança em muitos outros países da Zona Euro, particularmente aqueles com alta exposição ao Reino Unido.

O relatório prevê para os Estados Unidos um aumento de 3% das insolvências, o que supõe uma mudança na tendência de queda que começou em 2011. Na Zona Euro, onde a maioria dos países ainda enfrentam níveis de insolvência empresarial significativamente mais elevados do que em 2007, esperam-se melhorias modestas.

Num ambiente de moderação da procura global e de baixos preços das commodities, o crescimento dos mercados emergentes também será afetado. De acordo com o último relatório divulgado pela seguradora de crédito, em 2017 prevê-se igualmente uma estagnação das insolvências nos mercados emergentes, dada a fraqueza do ciclo económico.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Com uma quota do mercado de 23%, a Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que proporciona a cobertura em 240 mercados e tem acesso a informação de crédito em mais de 200 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.