Sinais de deterioração no setor agrícola em Portugal e França

Os dois mercados revelam uma deterioração no comportamento nos setores da Agricultura e Alimentação.

Madrid - 30-ago-2016

Portugal e França estão a assistir ao agravamento das suas previsões setorias. Esta é uma das principais conclusões reveladas pela revisão do Quadro 500, que inclui previsões detalhadas do comportamento de setores e mercados realizadas pelos analistas da Crédito y Caución.

Em França, as previsões de comportamento do setor agrícola alteraram-se significativamente (de Boas a Desfavoráveis). Os agricultores franceses têm sido afetados negativamente pela queda dos preços dos cereais e do leite, enquanto os produtores de carne sofrem a forte concorrência na União Europeia. Em Portugal, a queda do investimento e das exportações, especialmente de Angola e do Brasil, afetou a Agricultura (de Boas a Favoráveis) e a Alimentação (de Boas a Favoráveis).

A alteração positiva sucede-se nas perspectivas para o setor da construção dos Países Baixos (de Desfavorável a Favorável). Espera-se que o crescimento do setor se aproxime dos 4% em 2016, com um crescimento superior a 10% no segmento residencial. O setor dos materiais de construção deverá beneficiar destas perspetivas positivas. No entanto, o desempenho do subsetor da engenharia civil permanecerá moderado.

Fora da Europa apenas se registam alterações nos Emirados Árabes Unidos, onde as perspetivas de comportamento do setor dos Serviços Financeiros pioram (de Boas a Favoráveis).

As previsões que constam no Quadro 500, onde são incluídas meio milhar de perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercado, foram analisadas por analistas de risco que avaliam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando uma empresa assegurada pela Crédito y Caución deseja concluir um transação comercial com mercados exteriores.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Com uma quota do mercado de 23%, Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que proporciona a cobertura em 240 mercados e tem acesso a informação de crédito em mais de 200 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.