Forte competitividade no sector tecnológico a nível mundial

A inovação gera crescimentos de dois dígitos em nichos do setor tecnológico, mas a forte concorrência impulsiona estratégias de preços baixos e margens muito apertadas.
Madrid - 12-jul-2016

O mercado mundial das Tecnologias de Informação continuará a crescer em 2016, impulsionado pelas tecnologias inovadoras como a Cloud que registará, em muitos países, taxas de crescimento de dois dígitos. O último relatório divulgado pela Crédito y Caución, que analisa a situação das TIC país a país, apresenta um setor em crescimento, mas com uma competitividade feroz que ajusta as margens ao máximo.

Na China, o forte crescimento das vendas nacionais converteu-se no principal motor do setor, cujas exportações diminuíram no último exercício. O dinamismo do setor é apoiado pela modernização das empresas, pelo impulso do Governo às indústrias das TIC e pelas tecnologias emergentes. No entanto, o setor regista uma forte competitividade, dado que, na última década, um grande número de empresas chinesas se incorporou na indústria transformadora. Por outro lado, o setor também está exposto às flutuações das matérias-primas e ao aumento significativo dos custos laborais.

Na Europa, as vendas na França ou na Itália sofreram um efeito boomerang. Os serviços de TI são o principal motor de crescimento do setor no país gaulês, devido à expansão da Cloud e à necessidade das empresas de uma maior mobilidade, aumentado a procura de servidores e serviços de consultoria. Apesar do crescimento, muitas TIC francesas sofrem de margens muito apertadas num ambiente muito competitivo, pressão sobre os preços e  um crescente processo de concentração. Algo semelhante acontece na Alemanha, onde o mercado é dominado por alguns grandes grupos e um elevado número de médias empresas com um elevado nível de concorrência em todos os níveis.

Nos Estados Unidos, a estabilidade económica e o aumento do consumo privado beneficia o mercado das TIC. Inovações como os gadgets de saúde e fitness, os relógios inteligentes, as impressoras 3D, a realidade virtual e os drones são os principais geradores de crescimento de dois dígitos. Os Smartphones continuam a representar-se como um motor de receitas, ainda que o seu crescimento tenha abrandado. O crescimento das vendas de novos veículos impulsionará a venda de sistemas que utilizem tecnologias 4G. Apesar das taxas de crescimento, a elevada competitividade gera estratégias de preços baixos e margens muito apertadas para os distribuidores e para o comércio. Enquanto isso, os fabricantes são afetados pela penetração no mercado de categorias de produtos maduros e a consequente necessidade de inovação.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Com uma quota do mercado de 23%, Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que proporciona a cobertura em 240 mercados e tem acesso a informação de crédito em mais de 200 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.