Rússia melhora enquanto a Ásia decresce no Quadro 500

Quadro 500 da Crédito y Caución regista melhorias na Rússia, Espanha e Hungria. As quedas no Quadro 500, que analisa as previsões setoriais por mercados, registam-se na Turquia, Austrália, Indonésia e Singapura.

Madrid - 01-out-2015

O Quadro 500, que inclui quinhentas previsões detalhadas de comportamento por setor e mercados, realizadas pelos analistas da Crédito y Caución, concentra em Setembro melhorias na Rússia, Espanha e Hungria.

As mudanças positivas nas previsões sentem-se especialmente na Rússia. Quatro setores que se encontravam com valores mínimos, a Agricultura, Alimentação, Eletrónica e Metalurgia, registam uma melhoria no último quadro 500 [de Más para Desfavoráveis]. Assiste-se ainda uma melhoria no setor Químico/ Farmacêutico e o setor do Papel [de Desfavorável a Favorável]. As previsões de todos estes setores são reforçadas devido à melhoria da situação da economia russa: a taxa de câmbio do Rublo estabilizou e as taxas de juros voltaram a decrescer, facilitando o acesso ao financiamento bancário pelo tecido empresarial. Não obstante, o refinanciamento continua a ser um problema importante para muitas empresas russas e muitos dos setores mencionados enfrentam quedas nas vendas e nas margens comerciais.

Em Espanha melhoraram as previsões do setor Químico Farmacêutico [de Favoráveis a Boas]. Após vários anos de queda das despesas farmacêuticas, públicas e privadas, este voltou a crescer em 2014 e no início de 2015, pelo que se prevê que esta tendência positiva se mantenha.

Na Hungria melhoraram as perspetivas do setor da Maquinaria [de Favoráveis a Boas] perante as previsões de que as margens comerciais do setor melhorarem nos próximos meses, bem como devido ao impulso que terá devido como fornecedor de maquinaria de automóveis a nível internacional.

O Quadro 500 regista retrocessos especialmente no sudeste asiático. Na Indonésia há uma previsão de decréscimo do Consumo de Bens Duráveis [de Boas para Favoráveis] devido à desvalorização da Rupia, o que dificulta o desempenho económico.

Em Singapura baixam as previsões do setor da Construção [de Favoráveis para Desfavoráveis] devido à queda dos preços da habitação e o aumento dos custos laborais, que provocaram o aumento dos incumprimentos.

Na Austrália, o setor do aço atravessa importantes desafios devido à queda da procura do setor mineiro, o que afeta as suas previsões [de Favoráveis a Desfavoráveis].

Na Turquia as previsões do setor Metalúrgico caem [de Desfavoráveis para Más] enquanto aumentam o número de incumprimentos do setor devido à volatilidade do ipo de câmbio, do crescimento da diversidade dos interesses e da falta de vontade dos bancos para a concessão de crédito financeiro.

As previsões do Quadro 500, que incluem quinhentas perspetivas detalhadas do comportamento por setores e mercados, foram realizadas pelos analistas que valorizam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando uma empresa espanhola, assegurada pela companhia, pretende fechar uma operação comercial nos mercados externos. A Crédito y Caución é o único operador espanhol do seguro de crédito, integrado num operador global que analisa o comércio externo, Atradius, que conta com uma presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo, através de centros de investigação que analisam e seguem o risco através da equipa mais próxima ao comprador.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 200 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.