Na América, uma em cada três empresas tem problemas de liquidez

95% das empresas no Brasil, Canadá, México e Estados Unidos têm sentido o efeito dos pagamentos atrasados das faturas B2B por parte dos seus clientes.

Madrid - 24-set-2015

Uma em cada três empresas no Brasil, Canadá, México e Estados Unidos atravessa problemas de liquidez, devido ao atraso nas cobranças das suas operações comerciais. De acordo com o último Barómetro de Práticas de Pagamento, difundido pela Crédito y Caución, pelo menos um quinto das contas B2B por receber destas empresas, acumula mais de 90 dias desde a data de vencimento. A maior parte destas faturas referem-se a exportações com alta probabilidade de se converterem em dívidas incobráveis e prejuízos, o que pode gerar graves alterações no fluxo de caixa.

De acordo com o estudo, 95% das empresas têm sentido atrasos nos pagamentos ao nível das faturas B2B dos seus clientes, tanto nacionais como estrangeiros. Quase 50% do valor total das contas por receber não foram pagas na data de vencimento, especialmente nas operações do comércio exterior. No México, 54% das empresas sentiu atrasos nos pagamentos, sendo mais frequentes em clientes domésticos, enquanto nos Estados Unidos, 57% sentiu um maior atraso nos pagamentos por parte de clientes estrangeiros.

2,2% do total das contas B2B por receber registaram-se como incobráveis. O México e o Brasil foram os dois mercados da região mais afetados neste sentido. 55% das empresas declarou a insolvência como a razão para a falta destes pagamentos, 37% declarou a incapacidade de cobrança e 35% a impossibilidade de localizar os clientes.

O estudo da Atradius também contempla os fatores chave para o atraso nos pagamentos por parte dos clientes, os desafios para a rentabilidade das empresas, bem como a opinião dos entrevistados sobre as tendências de pagamentos atrasados na indústria, nos próximos 12 meses.

David Huey, Diretor Regional do Atradius Seguros de Crédito e Comércio NAFTA realça que `O relatório destaca a necessidade de entender o efeito dos fluxos de caixa nas transações de crédito, particularmente nos mercados de exportação. Isto significa que um fornecedor pode pensar que as suas previsões de fluxo de caixa, baseadas no mercado nacional com promessas de pagamento a 30 dias, são interrompidas por uma tendência de pagamentos a 90 dias no resto do país. Embora muitos fornecedores entendam o risco adicional de oferecer condições de crédito aos clientes exportadores, é revelador que mais de 45% das faturas domésticas estejam pendentes para pagamento, para além da data de vencimento´, reforça ainda David Huey, diretor regional NAFTA da Atradius, operador global de seguros de crédito que opera em Portugal, através da Crédito y Caución.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 200 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.