República Checa apresenta melhorias nas previsões

O país da Europa Central concentra as melhorias do Quadro 500 da Crédito y Caución.

Madrid - 30-jul-2015

O Quadro 500, que inclui quinhentas perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados realizadas por analistas da Crédito y Caución, concentra em julho as suas melhorias na República Checa.

O setor automóvel do país da Europa Central, que já se encontrava na zona de bom comportamento sectorial, melhora as suas previsões [de boas a Excelentes], as quais foram impulsionadas pela força da procura interna que está a levar a produção a níveis históricos. A Construção checa apresenta ainda muitos problemas, no entanto o aumento da oferta e da procura e a queda dos níveis de insolvência empresarial permitem umas previsões ligeiramente mais favoráveis [de Más para Desfavoráveis]. A Agricultura [de Favoráveis a Boas] beneficia dos baixos preços do petróleo e da melhoria do acesso ao crédito financeiro.

A vizinha Polónia, contudo, fez o caminho inverso. O seu setor de transporte [de Favoráveis a Desfavoráveis] começa a demonstrar problemas de comportamento relacionados com a queda do comércio com a Rússia, o que está a provocar uma redução da procura de serviços e, por outro lado, a crescente concorrência de empresas de transporte ucranianas no setor.

A Bélgica também regista alterações em dois setores. O setor automóvel [de Favoráveis a Boas] está a registar uma queda dos níveis de insolvência. A metalurgia, pelo contrário, apresenta um agravamento das suas perspetivas [de Boas a Favoráveis], após várias insolvências de médias e grandes empresas do setor relacionadas com a atividade do setor da construção.

As previsões contidas no Quadro 500, que incluem quinhentas perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, foram realizadas por analistas de riscos que valorizam diretamente o risco associado às empresas de cada mercado, quando uma empresa portuguesa que tem um seguro na Companhia quer fechar uma operação comercial nos mercados exteriores. A Crédito y Caución é o único operador português de seguros de crédito integrado num operador global de representação no comércio externo, o Grupo Atradius, que conta com presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais perto do comprador.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 200 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.