Europa apresenta melhorias no Quadro 500

O Quadro 500 da Crédito y Caución regista melhorias em Portugal, Espanha, Polónia e Tailândia.

Madrid - 22-jun-2015

O Quadro 500, que inclui quinhentas perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados realizadas por analistas da Crédito y Caución, concentra em maio melhorias em Portugal, Espanha e Polónia.

Em Portugal as previsões do setor têxtil melhoraram [de Desfavoráveis para Favoráveis], impulsionadas pela retoma de 10% nas exportações, em conjunto com o aumento do emprego e com os investimentos no setor.

Em Espanha, as previsões da Metalurgia [de Más a Desfavoráveis] são interessantes. Num clima em que se observa uma procura crescente, a produção cresceu 1,8% em 2014, juntamente com as receitas e com as encomendas. O setor do aço também melhorou as suas previsões [de Más a Desfavoráveis], após seis anos de contração e estagnação que deram origem a um crescimento da produção, das exportações e da procura interna.

Na Polónia, melhoraram as previsões do setor Automóvel [de Desfavoráveis a Favoráveis] orientado para a exportação, que conta com uma taxa de câmbio que favorece a procura da zona euro; da Construção [de Más a Desfavoráveis], que irá beneficiar do investimento europeu em infraestruturas de 78.000 milhões de euros entre 2015 e 2020; e da Eletrónica [de Desfavoráveis a Favoráveis], que recupera depois de algumas insolvências, com a aceleração do crescimento do consumo privado.

Na Europa, apenas a Eslováquia registou um retrocesso nas previsões da Crédito y Caución [Favoráveis a Desfavoráveis]. O setor viu-se afetado de forma negativa pela queda dos subsídios governamentais, por uma capitalização frágil e por uma maior pressão nos preços devido ao aumento das importações.

Nos Estados Unidos, pioraram as previsões da Metalurgia [de Favoráveis a Desfavoráveis] e do Aço [de Favoráveis a Desfavoráveis]. Ambos os setores sofrem da diminuição da procura global [especialmente da China] e do excesso de oferta que conduziu à queda de preços. As empresas petrolíferas e de gás diminuíram os seus investimentos, o que reduziu de forma significativa a procura de tubos e de outros acessórios de metal.

Na Austrália, a Metalurgia [Favoráveis a Desfavoráveis] viu-se afetada negativamente pela queda do preço do minério de ferro. A Tailândia encerra as alterações mensais do Quadro 500, onde o setor Serviços melhorou as previsões [de Desfavoráveis a Favoráveis]. Espera-se que o setor beneficie de um crescimento do número de turistas, após a recente suspensão da lei marcial.

As previsões contidas no Quadro 500, que incluem quinhentas perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, foram realizadas por analistas de riscos que valorizam diretamente o risco associado às empresas de cada mercado, quando uma empresa portuguesa que tem um seguro na Companhia quer fechar uma operação comercial nos mercados exteriores. A Crédito y Caución é o único operador português de seguros de crédito integrado num operador global de representação no comércio externo, o Grupo Atradius, que conta com presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais perto do comprador.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.