Fraco crescimento económico global

O Economic Outlook divulgado pela Crédito y Caución alerta para uma `nova normalidade? com taxas de crescimento mais modestas em mercados avançados e emergentes.

Madrid - 17-jun-2015

Face aos primeiros prognósticos para 2015 de há seis meses, o crescimento mundial demonstra uma debilidade maior que a esperada. Apesar dos baixos preços do petróleo, as condições económicas mundiais enfraqueceram. Prevê-se que o crescimento económico mundial permaneça nos 2,7%, uma taxa fixa, em relação a 2014. De acordo com o último `Economic Outlook´ divulgado pela Crédito y Caución, poderemos estar perante uma nova normalidade de taxas de crescimento mais modestas, sob uma perspetiva histórica. A mudança afetaria tanto os mercados avançados como os emergentes, devido a alterações estruturais como o envelhecimento da população, o abrandamento no que se refere à aplicação das novas tecnologias e à queda de investimentos.

Ao abrigo desta linha de baixo crescimento, espera-se que a evolução do comércio mundial, à volta dos 3,3% em 2015, também seja escassa em comparação com as taxas anteriores a 2007. O crescimento do comércio passou por uma mudança na estrutura global da cadeia de fornecimento, contudo poderia ver-se impulsionado nos próximos anos por vários acordos regionais em negociação, como o tratado transatlântico entre os Estados Unidos e a União Europeia ou o transpacífico com a Ásia.

O crescimento económico nos mercados avançados ganhou força. Nomeadamente a zona euro, com umas expectativas de crescimento económico de 1,5% para 2015, superou a recessão e regista uma melhoria das suas condições, com todos os Estados-membros a retornar a números positivos de crescimento e ao aumento da confiança do consumidor. A economia europeia beneficia dos estímulos do Banco Central Europeu, da baixa inflação e de um euro barato. A sua recuperação também tem resistido até agora à incerteza renovada da dívida grega e seu lugar na união monetária. Tanto os Estados Unidos, como o Reino Unido continuam a registar uma expansão económica sólida, ainda que moderada na primeira parte do ano.

Nos mercados emergentes, o crescimento abrandou em 2014 e espera-se que diminua ainda mais em 2015. A região da Europa de Leste irá mostrar um declínio de -0,4%, afetada pelos riscos geopolíticos e pela recessão da Rússia e da Ucrânia. A América Latina, afetada fortemente pelos preços baixos dos produtos básicos e das matérias-primas irá mostrar um crescimento moderado de 0,5%. As suas três maiores economias, Brasil, Argentina e Venezuela, contraem-se em 2015. Na Ásia, a economia chinesa irá continuar a abrandar. Porém, nestas três regiões emergentes, muitos países que contam com enquadramentos políticos sólidos irão continuar a crescer com força.

Na zona euro, apesar da queda das insolvências de 7%, as condições permanecem complexas 87% acima dos níveis de 2007. No entanto, muitos dos mercados emergentes mais importantes, como o Brasil, a Rússia e a China, irão sofrer um aumento das insolvências.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.