Crédito y Caución prevê recuperação do preço do petróleo

A Crédito y Caución prevê uma recuperação do preço do petróleo a partir do quarto trimestre de 2015, que irá ser mais rápida em 2016.

Madrid - 19-mai-2015

Desde agosto de 2014, o preço do petróleo sofreu uma queda significativa, passando de 105 para 50 dólares, fator impulsionado pelo aumento da produção nos Estados Unidos e pelo fornecimento inesperadamente e forte dos países da OPEP. Desde março, o Brent tem oscilado num intervalo entre os 50 e os 60 dólares. Quais os países e setores que serão mais afetados por esta queda do preço do petróleo?

De acordo com o último estudo divulgado pela Crédito y Caución, um petróleo mais barato, é, em geral, bom para a economia mundial, ainda que a avaliação do seu impacto dependa em grande medida da perspetiva setorial. Para o setor do petróleo e do gás, os efeitos são potencialmente dramáticos, no entanto são benéficos para todas as indústrias que utilizam petróleo como fator de produção. A análise difundida pela Crédito y Caución, um dos principais operadores em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, prevê que o atual nível de preços do petróleo tenha efeitos fortemente positivos sobre o setor químico. Os efeitos também serão positivos, ainda que mais moderados, sobre a agricultura, o consumo duradouro, o têxtil e o transporte.

O impacto setorial irá depender também da estrutura do país. Nesse sentido, o setor financeiro será especialmente vulnerável naqueles mercados dependentes das exportações do petróleo, por se encontrar relativamente mais exposto ao setor petrolífero. Também os setores da indústria transformadora e de maquinaria poderão ser afetados por um aumento do risco nos países que dependem dos rendimentos do petróleo.

Os países mais vulneráveis a uma descida do preço do petróleo serão aqueles em que a indústria petrolífera representa uma proporção importante da economia nacional. Angola, Azerbaijão e Barém são os três países mais vulneráveis, de acordo com o estudo divulgado pela Crédito y Caución. Outros mercados, como a Noruega e a Rússia, também fazem parte da sua lista.

Qual é a previsão da seguradora sobre a evolução do petróleo nos próximos anos? A análise difundida pela Crédito y Caución salienta as incertezas sobre a evolução do preço do crude, mas coloca também ênfase num cenário gradual de recuperação de preços. O estudo divulgado situa as previsões do Brent para 2015 em 58 dólares por barril, com uma subida para 75 em 2016 e voltar a tocar a barreira psicológica dos 100 em 2021.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.