Deterioração acentuada das previsões na Rússia

O Quadro 500 da Crédito y Caución mostra melhorias nas previsões da União Europeia e dos Estados Unidos, agravamentos na Ásia e uma deterioração significativa na Rússia.

Madrid - 31-mar-2015

A Rússia tornou-se no principal foco de instabilidade do Quadro 500, que inclui quinhentas previsões detalhadas de comportamento por setores e mercados realizadas pelos analistas da Crédito y Caución. Oito dos 17 setores russos analisados encontram-se afetados de forma negativa pela deterioração acentuada do crescimento da economia russa, pela desvalorização do rublo, pelas sanções e pelas dificuldades crescentes do sistema financeiro. Os setores Químico/Farmacêutico, Financeiro, do Papel e Serviços viram as suas previsões piorar [de Favoráveis a Desfavoráveis]. A deterioração na Agricultura, Automóvel/Transportes, Consumo Duradouro e Metalurgia é maior [de Desfavoráveis a Más].

A situação também piorou em alguns dos principais mercados emergentes da Ásia. A China regista um agravamento no setor de Bens de Consumo Duradouro [de Boas a Favoráveis] devido ao fim dos incentivos ao consumo e da fragilidade da procura dos agregados familiares num setor onde existe, além disso, uma concorrência feroz entre o canal online e offline, que se encontra a pressionar as margens. Na Tailândia, houve um abrandamento dos setores da Construção e Materiais de Construção [de Boas a Favoráveis], devido à queda das obras públicas; dos Serviços Financeiros [de Boas a Favoráveis]; e dos Bens de Equipamento [de Boas a Favoráveis].

Face a esta deterioração fora da Europa, muitos mercados europeus registaram melhorias importantes nas suas previsões. Portugal registou uma melhoria nos Bens de Consumo Duradouro [de Desfavoráveis a Favoráveis] devido ao aumento da confiança do consumidor nos últimos dois meses. Na Suécia, a melhoria generalizada da sua economia impulsionou as previsões em seis setores [de Desfavoráveis a Favoráveis]: Automóvel/Transportes, Materiais de Construção, Bens de Consumo Duradouro, Eletrónica, Papel e Têxtil. Na Bélgica, onde os níveis de incumprimento estão a cair, três setores melhoraram: Alimentação [de Favoráveis a Boas]; Metalurgia [de Favoráveis a Boas] e Têxtil [de Má a Desfavorável], que está a avançar para produtos de nicho com melhores margens. Na Irlanda, a recuperação do consumo impulsionou as previsões de quatro setores: Automóvel/Transporte [de Má a Favorável], Construção e Materiais de Construção [de Desfavoráveis a Favoráveis] e Bens de Consumo Duradouro [de Más a Favoráveis].

Em Itália, a Metalurgia estabilizou [de Má a Desfavorável] e em Espanha as previsões do setor Financeiro melhoraram [de Desfavoráveis a Favoráveis]. Ainda que a conjuntura continue a ser desafiante, a banca espanhola superou os testes de stress do BCE sem necessidade de capital adicional, pelo que enfrenta o futuro com balanços mais sólidos e uma solvência estável.

Face a esta melhoria generalizada, dois mercados europeus registaram deteriorações, para além da Rússia. Trata-se do setor da Alimentação em Portugal [de Boas a Favoráveis], onde a deflação está a aumentar os níveis de incumprimento, e do setor Químico no Reino Unido [de Excelentes a Boas], graças ao impacto da descida do preço do petróleo na indústria de extração. Fora da Europa, o setor Químico enfrenta problemas semelhantes no Canadá e no México [de Boas a Favoráveis].

A primeira economia do mundo, Estados Unidos, regista melhorias nas previsões do seu setor Têxtil [de Desfavoráveis a Favoráveis], o qual está a aumentar vendas, margens e liquidez num ambiente de diminuição dos preços do algodão.

As previsões contidas no Quadro 500, que inclui quinhentas perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, foram realizadas por analistas de riscos que valorizam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando uma empresa portuguesa que tem um seguro na Companhia quer fechar uma operação comercial nos mercados externos. A Crédito y Caución é o único operador português de seguros de crédito integrado num operador global de representação no comércio externo, o Grupo Atradius, que conta com presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais perto do comprador.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.