As previsões da Crédito y Caución voltam a deteriorar-se na Rússia

O Quadro 500 da Crédito y Caución, com previsões de comportamento setorial em 34 mercados, regista alterações em oito deles.
Analisis Credito y Caución
Madrid - 14-nov-2014

As previsões setoriais da Crédito y Caución registaram em novembro alterações em oito países. As melhorias concentram-se em mercados desenvolvidos, enquanto os agravamentos ocorrem em mercados emergentes.

Os Países Baixos reúnem seis melhorias sectoriais, impulsionadas pela recuperação da sua economia local. O setor Químico Farmacêutico [de bom a Excelente] melhorou os seus níveis de incumprimento e as suas perspetivas de rendimento; a Construção [de Mau a Desfavorável] vê-se impulsionada pela recuperação de atividade e níveis de venda, porém abaixo dos níveis anteriores à crise; os Bens de Consumo [de Mau a Desfavorável] continuam a manter margens ajustadas, embora o seu volume de negócios tenha começado a aumentar; o setor dos Serviços [de Favorável a Bom] melhorou o seu desempenho; o Têxtil [de Mau a Desfavorável] reflete o aumento do consumo interno; e os Serviços Financeiros [de Favorável a Bom] viram a sua situação estabilizar.

Na Zona Euro, as melhorias também alcançaram três setores em Itália: Eletrónica [de Favorável a Bom], Serviços [de Desfavorável a Favorável] e Aço [de Mau a Desfavorável]. No Reino Unido, a alteração de previsões converge nos Serviços [de Desfavorável a Favorável] devido à melhoria de muitos dos seus subsetores.

No outro lado do Atlântico, os Estados Unidos registam duas melhorias setoriais: Serviços Financeiros [de Favorável a Bom], cujos resultados melhoraram devido à política monetária da Reserva Federal e à diminuição das dívidas; e Alimentação [de Favorável a Bom] onde a maioria das grandes empresas se diversificou. A Turquia encerra a lista das melhorias sectoriais, com o Têxtil [de Mau a Desfavorável] que beneficiou da depreciação da moeda.

Somente três mercados registaram agravamentos. Na Rússia, o setor da Alimentação [de Desfavorável a Mau] sofreu severamente por causa das sanções impostas à importação. Os seus níveis de incumprimento aumentaram consideravelmente. No Brasil, o setor Automóvel [de Favorável a Desfavorável] sofreu uma deterioração da produção e das vendas. Na República Checa, a queda dos preços dos produtos básicos teve um impacto negativo sobre o setor da Agricultura [de Bom a Favorável].

As previsões contidas no Quadro 500, que inclui quinhentas perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, foram realizadas por analistas de risco que valorizam diretamente o risco associado às empresas de cada mercado, quando uma empresa espanhola que tem um seguro na Companhia quer fechar uma operação comercial nos mercados exteriores. Crédito y Caución é o único operador português de seguros de crédito integrado num operador global de representação no comércio externo, o Grupo Atradius, que conta com presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais perto do comprador.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.