Crédito y Caución regista melhorias gerais nas previsões, com exceção da Rússia

O Quadro 500 da Crédito y Caución, com previsões de comportamento setorial em 34 mercados, regista alterações em seis mercados.

Madrid - 15-out-2014

As previsões setoriais da Crédito y Caución registaram em Outubro, uma melhoria geral em diferentes setores e mercados, com exceção da Rússia.
Na Europa, a França regista uma melhoria no Setor do Aço [de desfavorável a favorável] impulsionado por uma ligeira recuperação da produção no primeiro semestre de 2014, devido ao aumento da procura no setor automóvel. As boas colheitas previstas para 2014 melhoraram na Suécia as previsões da Agricultura [de favoráveis a boas].

O Sudeste Asiático também regista diversas melhorias nas suas previsões setoriais em diversos mercados: a alimentação na Austrália [de favoráveis a boas], devido ao aumento da procura nos mercados da Ásia e à taxa de câmbio do dólar australiano que ajuda as exportações; e o setor automóvel na Índia [de desfavoráveis a favoráveis] graças à recuperação da indústria automóvel.

Por sua vez, a Rússia regista agravamentos em três setores: Automóvel [de boas a favoráveis], Bens de Consumo Duradouro [de boas a desfavoráveis] e na Eletrónica / ICT [de favoráveis a desfavoráveis]. Nos três casos, a explicação está na redução significativa da procura local e na contração das margens. O único setor que melhorou as suas previsões na Rússia foi a Agricultura [de desfavoráveis a favoráveis] cuja boa colheita se vê condicionada por uma conjuntura marcada pelo aumento de preços e pelo amplo apoio do Estado.

As previsões contidas no Quadro 500, que inclui quinhentas perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, foram realizadas por analistas de risco que valorizam diretamente o risco associado às empresas de cada mercado, quando uma empresa espanhola que tem um seguro na Companhia quer fechar uma operação comercial em mercados exteriores. A Crédito y Caución é o único operador português de seguros de crédito integrado num operador global de representação no comércio externo, o Grupo Atradius, que conta com presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais perto do comprador.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.