A qualidade de risco-país impõe-se no Brasil 2014

As nações com melhor qualidade de risco-país, venceram em 54% dos jogos do Brasil 2014, empataram em 23% e perderam nos restantes 23%. A eliminação de Portugal era previsível, atendendo à qualidade de risco-país.

Madrid - 17-jul-2014

A qualidade de risco-país, um dos indicadores mais importantes na estratégia e na ação operacional das empresas que internacionalizam a sua atividade, também ganha jogos de futebol. Pelo menos, é essa a conclusão quando se compara o resultado dos diferentes jogos do Brasil 2014 com a qualidade que apresenta este indicador económico, o qual abrange uma vasta gama de acontecimentos adversos que podem desestabilizar o ambiente empresarial nas nações que se enfrentaram no campo de jogo.

Três em cada quatro jogos do mundial ocorreram entre seleções nacionais com diferentes qualidades de risco. Vinte e três por cento desses encontros terminou em empate e 54% com a vitória da nação com melhor qualidade neste indicador. A norma inclui a final em que a Alemanha se impôs, uma das nações que apresenta uma qualidade máxima de risco-país, de acordo com a classificação da Crédito y Caución. Esta também se encontra em conformidade com os resultados da seleção com pior qualidade de risco inerente ao mundial, o Irão, que não conseguiu ganhar nenhum dos seus encontros.

Contudo, a norma nem sempre se cumpre. Vinte e três por cento dos jogos terminou com a vitória da nação com pior qualidade de risco. A Argentina, uma das favoritas desportivas desde o início, alcançou a final, mesmo apresentando uma qualidade de risco-país pior que muitos dos seus adversários desportivos com quem se cruzou no campeonato do mundo.

Das 16 seleções que passaram a primeira fase, 12 tinham o melhor risco-país do seu grupo. Do ponto de vista do risco-país, a situação de Espanha era previsível: o grupo espanhol era o mais difícil dos oito que chegaram ao Brasil 2014, com quatro seleções com uma alta ou boa qualidade de risco. A eliminação de Portugal também cumpriu a regra do risco inerente ao país, ao coincidir no seu grupo com a Alemanha e os Estados Unidos.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.