Crédito y Caución anuncia melhoria das previsões sectoriais devido à recuperação europeia

O Quadro 500 da Crédito y Caución, com previsões de comportamento setorial em 34 mercados, regista mudanças em seis desses mercados. França é o mercado que apresenta mais melhorias sectoriais.

Madrid - 15-jul-2014

As previsões setoriais da Crédito y Caución registam em julho dez variações centradas em seis mercados. A recuperação europeia impulsionou a maioria destas mudanças. França é o mercado onde se concentra o maior número de melhorias sectoriais. A evolução favorável do clima de negócios é visível em três sectores: automóvel [perspetivas favoráveis], onde está prevista uma retoma modesta da produção, após ter tocado o fundo em 2013; metalurgia [perspetivas favoráveis], onde o subsetor do alumínio protagonizará um crescimento graças à evolução da indústria aeronáutica; e o Químico – Farmacêutico [perspetivas excelentes], cuja produção será beneficiada pelo aumento da procura final e da reposição de inventários.

Esta melhoria das expectativas do setor Químico – Farmacêutico, diretamente associada à recuperação económica e ao aumento da atividade de múltiplos setores que necessitam do setor químico para produzir, também se sente na República Checa [boas perspetivas] e na Eslováquia [perspetivas favoráveis]. Neste último país da Europa Oriental, também houve uma melhoria no setor do Consumo Duradouro [perspetivas favoráveis] impulsionada pela melhoria do mercado laboral.

Em Itália, a evolução das exportações e a procura interna melhoram as previsões de comportamento do setor agrícola [perspetivas favoráveis]. Os benefícios da internacionalização também se sentem na indústria italiana da Construção [perspetivas favoráveis].
Fora da Europa, registam-se variações no México e Japão. No país asiático, melhoram as previsões de comportamento do setor da Eletrónica [perspetivas favoráveis] impulsionado pela procura interna dos seus produtos. O México protagoniza o único agravamento do Quadro 500 no setor do Consumo Duradouro [perspetivas favoráveis] afetado pelo aumento da fiscalidade e da menor disposição do setor financeiro a conceder empréstimos ao consumo.

As previsões contidas no Quadro 500, que inclui 500 perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercados, foram realizadas por analistas de risco que avaliam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando uma empresa assegurada pela operadora de seguro de crédito interno e de exportação quer fechar uma operação comercial nos mercados exteriores. Crédito y Caución, um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, está integrada num operador global a nível externo, o Grupo Atradius, que conta com presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais próxima do comprador.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.

Anexos