Crédito y Caución anuncia melhoria das previsões do setor automóvel em Portugal

O Quadro 500 da Crédito y Caución, com previsões de comportamento setorial em 34 mercados, regista mudanças em seis mercados.
Analisis Credito y Caución
Madrid - 09-jun-2014

As previsões setoriais da Crédito y Caución registam em junho nove variações concentradas em Portugal, Espanha, Brasil, Rússia, Singapura e Tailândia. A Rússia é o mercado onde se concentra o maior número de alterações. O agravamento do clima de negócios é notório em três setores: Alimentação, Metalurgia e Aço, onde as perspetivas de comportamento em relação aos pagamentos passam de favoráveis a desfavoráveis.

Nos mercados ibéricos houve uma melhoria do comportamento setorial. Em Portugal, as previsões de comportamento do setor automóvel passaram de desfavoráveis a favoráveis, devido à recuperação das vendas, à tendência positiva das exportações e às perspetivas de melhoria em termos de investimento estrangeiro. Em Espanha, as previsões do setor químico-farmacêutico também passaram de desfavoráveis a favoráveis, impulsionadas pelas expetativas de crescimento de 5% das exportações do setor químico e pela boa evolução das vendas no setor farmacêutico registada nos últimos meses.

No Brasil, as perspetivas do setor de Bens de Equipamento agravaram-se, passando de boas a favoráveis, o que pode inverter o abrandamento do crescimento económico, a inflação elevada e a volatilidade do tipo de mudança. Noutro mercado emergente, Tailândia, o aumento da desconfiança dos consumidores modificou as previsões de comportamento, de favoráveis para desfavoráveis, no setor de Serviços e Consumo Duradouro. Em Singapura, as perspetivas do setor de Eletrónica / ITC melhoraram, passando de desfavoráveis a favoráveis, impelidas pelo crescimento das vendas a retalho de eletrónica de consumo.

As previsões mencionadas no Quadro 500, que inclui quinhentas perspetivas detalhadas do comportamento por setores e mercados, foram realizadas pelos analistas de risco que valorizam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando uma empresa espanhola segurada pela operadora quer encerrar uma operação comercial nos mercados exteriores. Crédito y Caución é a única operadora líder em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal integrada num operador global com representação no comércio externo, o Grupo Atradius, que conta com presença direta em 50 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco da equipa que estiver mais próxima do comprador.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 28%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.
O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 45 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.

Anexos