Crédito y Caución prevê que China duplique o seu consumo de matérias-primas

A seguradora de crédito prevê que China supere os Estados Unidos como a maior potência económica do mundo em 2035.

Madrid - 27-mar-2014

De acordo com a Crédito y Caución, a economia chinesa representará 19% da economia mundial em 2030, frente aos 5% que estavam previstos no início do século. A crescente predominância da China na economia mundial, nos últimos anos, é mais do que evidente e a seguradora de crédito prevê que até 2035 a China poderá ultrapassar os Estados Unidos como maior economia mundial.

O crescimento da China, que superou as taxas anuais de 10% na primeira década do século, está a abrandar. As previsões da Unidade de Inteligência Económica da Atradius, que em Portugal opera através da Crédito y Caución, situam o crescimento esperado para a China nos 7,3% em 2014 e nos 7% em 2015. Ainda assim, a sua evolução implica mudanças no mercado mundial. O último estudo da Crédito y Caución sublinha o impacto da emergência da economia chinesa, transformada na maior consumidora de matérias-primas: 20% do petróleo mundial e 40% do carvão, alumínio e cobre a nível mundial.

Os preços de muitas matérias-primas atingiram um pico em 2011 e mantiveram-se estáveis ou desceram em 2013. Agora prevê-se que o comportamento da China possa provocar um aumento na pressão sobre esses preços mundiais, a curto-prazo. Em especial, de acordo com as previsões feitas públicas pela Crédito y Caución, a procura da China pelo cobre continuará a crescer nas próximas décadas desde os oito milhões de toneladas até 20 milhões.

O consumo de cobre está concentrado em poucos sectores, que oferecem oportunidades e desafios a considerar para o crescimento da China. 30% concentra-se no setor da construção, outros 30% em equipamentos eletrónicos e 28% nos transportes. Em particular, este último setor tem um grande potencial para a contínuo crescimento da procura pelo cobre. A China é vista como o maior mercado potencial para a venda de automóveis. Se alcançar os níveis de rendimento dos Estados Unidos, os níveis de venda passaram das 18 milhões de unidades anuais para mais de 66 milhões, segundo indica o relatório da seguradora de crédito. Espera-se também uma expansão no fabrico de equipamentos eletrónicos, que começaram a crescer rapidamente a partir dos anos 90. Outro setor ainda em crescimento é o da construção. Todavia, as perspetivas de futuro não são claras, visto ser um setor cíclico.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 28%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 45 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.