Agravamento das previsões sectoriais de Crédito y Caución

Sete das nove mudanças do Quadro 500 do Crédito y Caución, com previsões de comportamento sectorial em 34 mercados, estão marcados pelo agravamento.

Madrid - 05-mar-2014

As primeiras previsões sectoriais da Crédito y Caución para 2014 estão marcadas por um leve agravamento das perspetivas. O Quadro 500 publicado pelo líder de seguros de crédito na Península Ibérica, que inclui cerca de quinhentas perspetivas detalhadas do comportamento por sectores em 34 mercados, regista dez variações, das quais sete pressupõem um retrocesso.

Portugal é o mercado que regista mais mudanças. As perspetivas dos serviços financeiros - afetados pelos resultados negativos de 2013 e pelo peso dos créditos malparados - e do sector do papel - afetado pela queda do consumo interno apesar do seu bom comportamento exportador - caem até chegarem a níveis desfavoráveis.

Em contrapartida, o sector agropecuário, que cresceu em 2013 criando postos de trabalho e cerca de 1000 novas empresas, apresenta perspetivas otimistas. Também o têxtil, que se encontra na zona mais instável da escala, regista uma pequena melhoria. Ainda que o seu comportamento em pagamentos continue a ser desfavorável a nível global, as empresas centradas na exportação de tecidos inovadores de alto rendimento têm cada vez mais peso, e o seu comportamento é muito mais saudável.

Dos sete mercados afetados pelas mudanças, só no Reino Unido, onde a construção abandona a zona mais instável da escala, se pode falar de uma melhoria das perspetivas.

Alguns dos principais mercados emergentes mostram deteriorações em alguns sectores. Na China, o Crédito y Caución regista um agravamento do comportamento do sector siderúrgico, que se traduziu num aumento notável de incumprimentos. As perspetivas do sector, que já são desfavoráveis, passam a ocupar a zona mais instável da escala.

O sector agropecuário, que mostra um comportamento global muito robusto, começou a registar na Rússia umas perspetivas desfavoráveis em virtude, principalmente, das contrações das suas margens. A entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio motivou uma queda importante dos preços no subsector das carnes devido à redução dos direitos aduaneiros para as importações, apesar dos custos da alimentação animal permanecerem altos.

No México, as previsões da indústria dos bens de equipamento caem de boas a favoráveis, afetadas pela menor inversão na construção e nos sectores transformadores. Na Tailândia, as desordens políticas estão a afetar de forma crescente o comportamento do sector de serviços, cujas previsões passam de boas a favoráveis.

Os problemas do aço afetam também a Dinamarca, onde o sector está a mostrar perspetivas desfavoráveis. Com uma fraca procura e uma sobrecapacidade dos produtores locais, a crescente concorrência pressiona cada vez mais as margens e a rentabilidade.

Estas previsões foram realizadas pelos analistas de riscos que valorizam diretamente o risco associado às empresas de cada mercado, quando uma empresa espanhola que tem  um seguro na Companhia quer fechar uma operação comercial nos mercados exteriores. Crédito y Caución é o único operador espanhol de seguros de crédito integrado num operador global de representação no comércio externo, o Grupo Atradius, que conta com presença directa em 45 mercados e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais perto do comprador.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 28%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 45 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.

Anexos