Quebra nas previsões para os mercados emergentes e melhorias nos mercados avançados

As alterações do Quadro 500 da Crédito y Caución - que regista as previsões do desempenho setorial em 34 mercados, - estão concentradas no Brasil, México, Bélgica e Japão.
Madrid - 25-out-2013

No mês de outubro foram registadas algumas alterações no Quadro 500 da Crédito y Caución, que inclui cerca de quinhentas previsões detalhadas do comportamento de 34 mercados. No entanto, as mudanças apontam para uma tendência clara: quebra dos mercados emergentes, como no Brasil e no México, contrariamente às melhorias registadas em alguns mercados avançados, como na Bélgica e no Japão.

No Brasil, o desempenho do sector da construção e respetivas atividades relacionadas com este, começam a ser afetados pela queda da economia, pelos elevados tipos de interesses e pelos atrasos na melhoria das infraestruturas. Este abrandamento no crescimento do país está também a afetar o setor metalúrgico que enfrenta um problema de excesso de capacidade e preços baixos. Neste ambiente, os analistas da empresa alteram as suas previsões para ambos os setores, classificando-as agora como favoráveis ao invés de desfavoráveis.

O México apresenta também semelhanças com estes setores pela queda nas previsões do setor eletrónico, causadas pela diminuição da procura e pelo aumento da concorrência, que faz com que as margens diminuam e que a rentabilidade de muitas empresas baixe consideravelmente.

Por outro lado, na Bélgica as mudanças apontam para uma melhoria no ambiente de negócios. O setor de Consumo duradouro, cujas previsões passaram de desfavoráveis para favoráveis, parece ter estabilizado depois de meses de deterioração do seu comportamento. No setor Automóvel e dos Transportes, as previsões passaram de más para desfavoráveis depois do setor apresentar os níveis de insolvência associados a outros setores. Deste modo, as mudanças na Bélgica concentram-se em setores especialmente vinculados com a recuperação do mercado interno. O Japão também registrou melhorias no sector Automóvel e dos Transportes, passando de desfavorável a favorável, melhoria esta, impulsionada pela evolução positiva da economia no Japão e na Ásia.

As previsões apresentadas foram realizadas por analistas de risco que avaliam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando um dos membros da empresa quer fechar um negócio. A Crédito y Caución é a única operadora espanhola de seguros de crédito que está integrada num operador global, referente ao comércio exterior, o Grupo Atradius. Este grupo conta com presença direta em 45 mercados e cobertura em qualquer país do mundo, através de centros de experiência que analisam e mostram o risco, entre a equipa mais próxima e o comprador.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 28%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 80 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços.

Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 45 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.

Anexos