Portugal e Espanha concentram as trocas e as previsões setoriais na Europa

As alterações registadas no Quadro 500 da Crédito y Caución remetem para as previsões de comportamento setorial de 34 mercados concentrados no mercado ibérico.

Madrid - 12-set-2013

O Quadro 500 da Crédito y Caución inclui cerca de quinhentas previsões detalhadas acerca do comportamento de 34 mercados, em que Portugal foi um dos países que registou mudanças significativas em 5 de 14 mercados analisados.

As perspetivas para o setor químico-farmacêutico em Portugal passaram a ser desfavoráveis devido à queda da procura interna, provocada pelas crescentes medidas de austeridade pública. No setor de bens de consumo duradouro a situação foi idêntica e prevê-se também uma quebra, justificada pela redução drástica da procura interna.

Positivamente, três setores perspetivam melhoras para Portugal. O setor financeiro começa a estabilizar-se após o processo de reestruturação e a indústria gráfica também apresenta perspetivas favoráveis, impulsionadas pela procura interna e pelo excelente desempenho das exportações. A indústria de aço cujas perspetivas ocupavam até agora o último lugar da escala, registou melhoras. As suas perspetivas continuam desfavoráveis, afetadas pela baixa procura, sendo que, se espera um crescimento para o final de 2013.

Em Espanha, o setor de bens de consumo duradouro inverteu as suas previsões e passou a ocupar o ultimo lugar da escala. Em causa está a quebra contínua do consumo privado e a mudança dos hábitos de compra. O valor de mercado do segmento de bens de consumo duradouro reduziu drasticamente nos últimos três anos. Contrariamente a estes setores, o setor de bens de equipamento começa a mostrar perspetivas favoráveis, fortalecido pelo aumento das exportações.

Os restantes mercados em análise não sofreram modificações nas suas perspetivas de comportamento setorial. As restantes alterações registadas no Quadro 500 concentram-se na Ásia e Oceania. Na Austrália, os setores de bens de consumo duradouro e serviços recuperaram as perspetivas favoráveis. Na Índia registou-se um declínio nas previsões de TI, devido à incerteza económica atual, que faz com que muitas empresas adiem as decisões de investimento em TI. A Tailândia continua a registar alterações, desta vez o setor financeiro passou de excelente a bom, devido ao enfraquecimento da confiança por parte das empresas e consumidores. A indústria automóvel alcançou níveis positivos mais cedo do que estava perspetivado, em causa estão os programas de impulsionamento à compra do primeiro veículo.

Estas previsões foram executadas por analistas de risco, que avaliam os riscos diretamente associados a empresas inseridas em determinados mercados. A presença da Crédito y Caución em 45 países permite aos seus clientes um serviço de confiança, com equipas especializadas que preveem os riscos para o comprador.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 28%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 80 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços.

Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 45 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.

Anexos