México, Japão e Emiratos Árabes concentram as melhorias do Quadro 500

O quadro 500 da empresa Crédito y Caución, inclui as previsões do comportamento do sector em 34 mercados, registando cinco regressões e seis melhorias.
Madrid - 11-abr-2013

O quadro 500 da Crédito y Caución, inclui cerca de 500 de previsões detalhadas sobre o comportamento de 14 sectores em 34 mercados, registando no mês de Março onze mudanças em relação às previsões do mês anterior. As mudanças afetaram oito mercados, cinco são regressões e seis são melhorias em relação às previsões de comportamento.

O sector da Alimentação tem tido um bom comportamento ao longo da crise que enfrenta com a descoberta de carne de cavalo sem etiqueta em hambúrgueres e em produtos pré-cozinhados em vários países da União Europeia. De acordo com os nossos analistas, até ao momento a crise alimentar pouco afetou as previsões do sector. Só na Suécia, as previsões passaram de Excelentes para Boas.

O resto das previsões na Europa permanecem estáveis salvo na Bélgica, que regista vários movimentos ligados à diminuição da procura: Consumo Duradouro, Metalurgia e Têxtil viram afetadas as suas previsões de comportamento que desceram. Os nossos analistas neste mercado não descartam uma deterioração no desempenho destas três indústrias a curto prazo.

Outro sector que piora é o dos Transportes na Índia, devido principalmente, às vendas nacionais terem o obstáculo das altas taxas de juro, o aumento dos custos do combustível e a menor confiança por parte do consumidor.

A nota mais positiva vai para o México, Japão e para os Emirados Árabes. No México, o aumento da confiança dos consumidores, graças ao crescimento do crédito e à sólida economia, provoca o aumento das vendas de Bens de Consumo Duradouro, assim como uma melhoria nos Serviços Financeiros e na Maquinaria e Engenharia, graças à previsão de crescimento dos investimentos públicos para 2013. No Japão, as perspetivas para a Construção melhoram devido à procura no noroeste do país, assim como há previsões de melhora nas Obras Públicas. O mesmo ocorre nos Emirados Árabes, com a Construção em ascensão imparável devido aos investimentos no Dubai, e o sector têxtil conseguiu maiores benefícios graças ao turismo.

Estas previsões foram realizadas por analistas de risco que avaliam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando uma empresa espanhola segura pela Empresa quer fechar uma transação comercial nos mercados estrangeiros. Crédito y Caución é o único operador espanhol de seguro de crédito integrado num operador global com vista para o comércio exterior, o Grupo Atradius, que conta com a presença direta em 45 mercado e cobertura em qualquer país do mundo através de centros de experiência que analisam e subscrevem o risco desde a equipa mais próxima até ao comprador.

A empresa Crédito y Caución  é o operador líder de seguros de crédito doméstico e de exportação em Espanha desde a sua fundação, em 1929. A sua quota de mercado de 54%, contribui há mais de 80 anos para o crescimento de empresas, protegendo-as de riscos financeiros associados às suas vendas de crédito de bens e serviços. Desde 2008, é a operadora do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é um operador global de seguros de crédito presente em 45 países. Com uma quota de mercado de aproximadamente 31% do mercado mundial de seguro de crédito, tem acesso a informação de créditos em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo e toma cerca de 20.000 decisões diárias de limites de crédito comercial. O operador global realiza a sua atividade no Grupo Catana Occidente.

Anexos