Quanto custará o petróleo em 2035?

O estudo de previsões publicado pela Crédito y Caución prevê um crescimento dos preços do petróleo para níveis próximos dos atuais 130 dólares.

Madrid - 10-abr-2013

Em 2008, coincidindo com os primeiros sinais claros de crise económica, o preço do petróleo variou de 92 dólares, em fevereiro, para 133 em julho, para terminar nos 40 em dezembro. Neste momento, o preço do petróleo ronda aproximadamente os 110 dólares, significativamente acima do seu valor histórico. O petróleo é uma das matérias primas cujas variações de preço têm maior impacto sobre uma ampla gama de sectores de atividade, e, no entanto, o seu comportamento é dos mais difíceis de prever.

A Crédito y Caución publica um relatório detalhado do Departamento de Pesquisa do Grupo Atradius, que procura abordar os principais drivers do mercado de petróleo, com previsões de tendências e evolução, a curto e médio prazo. De acordo com as conclusões do estudo, o preço do petróleo vai continuar a subir tem termos reais,  alcançado níveis próximos dos atuais 130 dólares por barril em 2035. Este aumento gradual está sujeito a flutuações significativas ao longo do tempo, onde são difíceis, se não mesmo impossíveis de prever.

O aumento dos preços do petróleo conduziu, na última década, ao investimento em métodos de produção que antes não eram rentáveis. As reservas mundiais de petróleo têm crescido aproximadamente 30% desde 2000. Neste momento, a produção global de petróleo bruto situa-se nos 87 milhões de barris por dia. Um terço é produzido no Médio Oriente, seguido, por ordem de importância, pela Europa Oriental e América do Norte. Esta última região dedica quase toda a sua produção à sua autossuficiência, enquanto que nas duas primeiras a exportação é feita para a Europa e Ásia. Olhando para 2035, a capacidade de produção vai crescer para 97 milhões de barris, impulsionada pelo Iraque, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

A procura mundial por petróleo, que atingiu os 88 milhões de barris por dia em 2011, também está a crescer impulsionada, principalmente, pela região Ásia-Pacífico. As previsões para 2035 situam a procura perto dos 100 milhões de barris por dia, impulsionado pelo crescimento da China, Índia e Médio Oriente. A evolução será mais moderada a partir de 2020, com a introdução de tecnologias mais eficientes em mercados externos à OCDE.

Crédito y Caución é a operadora líder no seguro de crédito interno e de exportação de liderança no mercado ibérico desde a sua fundação, em 1929. Com uma quota de mercado de 54%, contribui há mais de 80 anos para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de não pagamento, associados às suas vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008, é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e no Brasil.

O Grupo Atradius é um operador global do seguro de crédito que está presente em 45 países. Com uma quota de mercado de aproximadamente 31% do mercado mundial de seguros de crédito, tem acesso a informação sobre crédito em mais 100 milhões de empresas em todo o mundo e toma cerca de 20 mil decisões diárias sobre limites de crédito comercial. O operador global consolida a sua atividade dentro do Grupo Catalana Occidente.

Anexos