A taxa de não-pagamento na América do Norte cresce em 2012

A média da taxa de não pagamento na América do Norte, que está a crescer nos três mercados da zona, alcança já 5,3%, contra os 4,0% que registava há um ano atrás.

Madrid - 10-out-2012

Para uma empresa portuguesa, é muito mais arriscado exportar hoje para a América do Norte do que há um ano atrás. De acordo com os mais recentes dados do Barómetro de Práticas de Pagamento Semestral, a taxa de incumprimento nos pagamentos [não-pagamentos] nas relações entre empresas nesta zona americana cresceu para 5,3% contra os 4% do ano passado.

Os níveis de incumprimento aumentaram nos três mercados da América do Norte. O Canadá registou o maior crescimento de todos: o índice quase que dobrou o seu valor pois subiu de 2,9% em 2011 para 5,2% em 2012. Os Estados Unidos, onde a taxa foi criada em 2011, passou de 4,6% para 5,6%, o valor mais alto dos três, atualmente. Enquanto isso, no México, o crescimento é de quase um ponto percentual, de 4,3% para 5,2%. O comportamento da Europa durante 2012 tem sido melhor, com uma taxa que estabilizou em torno dos 3%.

Diferenças entre o mercado interno e a exportação

No México, o comportamento do mercado tem taxas de incumprimento mais acentuadas, com 5,6% de incobráveis em comparação com 4,1% de ocorrência em operações com devedores estrangeiros. Nos outros dois mercados, no entanto, o risco é maior no comércio exterior. Nos Estados Unidos, a diferença é particularmente significativa, com uma taxa de incumprimento de 5,1% no mercado doméstico em comparação a 6,6% com o exterior. No Canadá, a taxa de 4,8% em transações nacionais aumenta para 5,8% através da compra de empresas estrangeiras.

Prazo médio de pagamento

Quase 28% das facturas são pagas foram dos prazos destes mercados. Nesta conjutura, o período de coleta está a crescer ao longo de 2012. 23% das empresas da região experimentaram um aumento no seu prazo médio de pagamento em relação ao ano passado, em comparação com 7,8% que tentaram uma diminuição. A média regional foi de 43 dias. O México tem a maior média, 51 dias, seguido dos EUA com 38 e do Canadá, com 37.

`O crescimento da taxa de incumprimento indica que ainda estamos num ciclo muito instável. As insolvências empresariais permanecem com níveis elevados, um sinal de que as empresas procuram crescer de forma agressiva, subestimando os problemas da procura nas fases iniciais da recuperação´, disse o Diretor do Grupo Atradius para a América do Norte, Richard Ariens.

`As insolvências nos EUA têm vindo a diminuir nos últimos dois anos. Os resultados deste estudo, que mostram um aumento do incumprimento, acabam por refletir o facto de as taxas mais baixas de incumprimento não se traduzem necessariamente em padrões mais baixos de pagamentos. Por outro lado, reforça a importância da devida diligência e proteção contra padrões´, acrescenta o Director-Chefe de Mercado, Andreas Tesch.

Crédito y Caución é a operadora líder no seguro de crédito interno e de exportação de liderança no mercado ibérico desde a sua fundação, em 1929. Com um quota de mercado de 54%, contribui há mais de 80 anos para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de não pagamento, associados às suas vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008, é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e no Brasil.

O Grupo Atradius é um operador global do seguro de crédito que está presente em 45 países. Com uma quota de mercado de aproximadamente 31% do mercado mundial de seguros de crédito, tem acesso a informação sobre crédito em mais 100 milhões de empresas em todo o mundo e toma cerca de 20 mil decisões diárias sobre limites de crédito comercial. O operador global consolida a sua atividade dentro do Grupo Catalana Occidente.