Crédito y Caución revela previsões para Portugal: setor automóvel e dos transportes pioram

Quadro 500 da Crédito y Caución aponta para uma degradação de vários setores, em muitos dos países analisados.

Madrid - 19-set-2012

No mês de setembro foi registado um agravamento nas previsões de comportamento do setor automóvel e dos transportes em Portugal, à semelhança do que acontece com a Irlanda. Os dados são do quadro 500 da Crédito y Caución, que inclui meio milhar de previsões de comportamento de 14 setores em 34 países.

O setor agrícola caiu na Rússia e nos Estados Unidos e o setor da alimentação, intimamente ligado ao anterior, sofreu descidas nas previsões na Bélgica e em Itália. As previsões da indústria metalúrgica e do aço, que mostraram agravamento em julho, descem agora na Índia. Há também um agravamento na indústria eletrónica nos Estados Unidos. Por outro lado, foram registadas melhorias nas previsões do setor da maquinaria em Itália e no setor dos serviços financeiros no Canadá. As previsões para Espanha, o principal mercado das empresas portuguesas, permanecem inalteradas.

As previsões apresentadas foram realizadas por analistas de risco que avaliam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando um dos membros da empresa quer fechar um negócio. A Crédito y Caución é a única operadora espanhola de seguros de crédito que está integrada num operador global, referente ao comércio exterior, o Grupo Atradius, Este grupo conta com presença direta em 45 mercados e cobertura em qualquer país do mundo, através de centros de experiência que analisam e mostram o risco, entre a equipa mais próxima e o comprador.

Crédito y Caución é a operadora líder no seguro de crédito interno e de exportação de liderança no mercado ibérico desde a sua fundação, em 1929. Com um quota de mercado de 54%, contribui há mais de 80 anos para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de não pagamento, associados às suas vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008, é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e no Brasil.

O Grupo Atradius é um operador global do seguro de crédito que está presente em 45 países. Com uma quota de mercado de aproximadamente 31% do mercado mundial de seguros de crédito, tem acesso a informação sobre crédito em mais 100 milhões de empresas em todo o mundo e toma cerca de 20 mil decisões diárias sobre limites de crédito comercial. O operador global consolida a sua atividade dentro do Grupo Catalana Occidente.

Anexos