O sector alimentar está a contornar a crise e o sector têxtil é o mais afetado a um nível global

Portugal é um dos mercados que apresenta as piores perspetivas para 2012. O Quadro 500 da Crédito Y Caución inclui cerca de quinhentas previsões sobre o comportamento de 14 sectores em 34 mercados.

Madrid - 24-mai-2012

O sector alimentar está a conseguir contornar a crise global mas o mesmo não acontece com o sector têxtil que apresenta perspetivas bastante negativas para 2012. Esta é uma das primeiras conclusões do Quadro 500 da Crédito Y Caución, que inclui cerca de 500 previsões detalhadas, acerca do comportamento de 14 sectores em 34 mercados.

As previsões foram realizadas por analistas de risco que avaliam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando um dos membros da empresa quer fechar um negócio. A Crédito y Caución é a única operadora espanhola de seguros de crédito que está integrada num operador global, referente ao comércio exterior, o Grupo Atradius, Este grupo conta com presença direta em 45 mercados e cobertura em qualquer país do mundo, através de centros de experiência em análise e subscrição de risco, desde a equipa mas próxima até ao comprador.

A melhor previsão que consta no Quadro 500 é no sector alimentar, que conta com quatro `excelentes´. Na mesma linha, a agricultura mantém perspetivas muito positivas. Também o sector farmacêutico e químico tem `excelentes´ perspetivas em seis países, entre os quais estão aqueles em que contam com uma maior presença. No entanto, em Portugal a evolução deste sector tem sido `desfavorável´, marcada pela caída da atividade no tecido empresarial e pelo atraso de pagamentos dos setores públicos e privados. Muito semelhante é o que acontece com a área dos serviços financeiros, onde a perspetiva `desfavorável´ nos mercados ibéricos contrasta com os restantes mercados.

O sector da construção, numa visão global, mostra um comportamento mais díspar pois apresenta previsões muito negativas [`desolador´] em mercados como Portugal, Espanha, Reino unido, Irlanda, Itália, República Checa o Eslováquia mas tem previsões favoráveis na Tailândia, Brasil e Alemanha.

Por sua vez, o têxtil apresenta um comportamento negativo em quase todos os mercados, com algumas exceções, como Espanha, onde a reconversão do sector nos anos anteriores à crise fez estabilizar o seu comportamento depois da mudança conjuntural.

Dos quatro principais mercados para onde Portugal exporta [Espanha, Alemanha, França e Reino Unido], a Alemanha apresenta as melhores perspetivas, com a indicação “desfavorável” apenas nos setores do papel e do têxtil. França, Reino Unido e Espanha apresentam um prognóstico menos positivo.

`A procura por novos clientes, num momento como este, é a primeira e mais importante necessidade das empresas. O verdadeiro valor do seguro de crédito é chegar muito mais além do que este Quadro 500 com previsões, uma vez que existem empresas do setor alimentar que se endividam sistematicamente e outras do setor da construção que são totalmente cumpridoras dos pagamentos. O nosso trabalho é contar com mais de 100 milhões de previsões em todo o mundo: o que é que acontecerá com cada empresa especifica, por mais distantes que sejam no que respeita aos países em que operam, quando um segurado quiser cessar as operações?  Na verdade, não há bons ou maus sectores ou mercados, mas sim clientes que pagam e clientes que não pagam´, explica o director de Riscos de Crédito da Crédito y Caución.

Crédito y Caución é a operadora líder no seguro de crédito interno e de exportação de liderança no mercado ibérico desde a sua fundação, em 1929. Com um quota de mercado de 54%, contribui há mais de 80 anos para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de não pagamento, associados às suas vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008, é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e no Brasil.

O Grupo Atradius é um operador global do seguro de crédito que está presente em 45 países. Com uma quota de mercado de aproximadamente 31% do mercado mundial de seguros de crédito, tem acesso a informação sobre crédito em mais 100 milhões de empresas em todo o mundo e toma cerca de 20 mil decisões diárias sobre limites de crédito comercial. O operador global consolida a sua atividade dentro do Grupo Catalana Occidente.