Crédito y Caución alcança acordo com o Estado para prorrogação da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado

A Crédito y Caución garantiu a prorrogação da vigência da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado até 30 de junho de 2021.

Lisboa - 12-jan-2021

A Crédito y Caución alcançou um acordo com o Estado Português para a prorrogação da vigência da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado que permite às empresas beneficiarem de cobertura adicional do Estado em operações de exportação. Esta prorrogação é válida até 30 de junho de 2021. A nova linha de apoio, denominada Exportação Segura 2021, é mais ampla que a anterior facilidade, abrangendo clientes em todos os mercados identificados na Lista de Risco País da OCDE.

Nos casos em que a Crédito y Caución tenha concedido cobertura insuficiente no âmbito da sua Apólice de Seguro de Crédito, o montante da Garantia Adicional do Estado será indexado ao risco assumido pela seguradora de crédito, com o limite por operação a variar em função do risco de crédito do comprador, podendo chegar a 1,5 vezes o valor classificado pela Crédito y Caución.

O preço de subscrição da nova linha de apoio será também, na generalidade dos casos, inferior ao da anterior facilidade, sendo calculado com base no preço da Apólice Base já existente, acrescido das imposições resultantes nas normas comunitárias aplicáveis ao Seguro de Crédito à Exportação com o apoio do Estado.

A prorrogação da vigência da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado era um passo fundamental para manter o apoio à atividade das exportadoras nacionais, num contexto de grande incerteza e de perspetivas pouco otimistas para 2021 na generalidade dos mercados mundiais", refere Paulo Morais, Country Manager da Crédito y Caución para Portugal e Brasil.

A Crédito y Caución disponibilizará Garantias Adicionais para os seus segurados no montante global de 194,2 milhões de euros.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.