O risco de incumprimento no Reino Unido

Os setores automóvel e de transportes, bens de consumo duradouro, metalurgia, serviços e têxtil apresentam um risco de incumprimento muito elevado.

Lisboa - 23-jun-2020

• Aço – Risco elevado

Após um desempenho moderado em 2019, a recuperação esperada não se concretizou no início de 2020. A pandemia de coronavírus está a ter um efeito importante na cadeia de fornecimento do setor e na capacidade de negociação de empresas individuais. Prevê-se que o valor adicionado do aço sofra uma contração de 17% em 2020.

• Agricultura – Risco elevado

O aumento dos custos da energia afetou negativamente o desempenho do setor em 2019. Além disso, a incerteza persistente sobre os resultados do Brexit e o futuro das relações comerciais com a União Europeia diminuíram o sentimento das empresas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua 1% em 2020, após uma contração de 1,7% em 2019.

• Alimentação – Risco elevado

Nos últimos dois anos, a volatilidade das taxas de câmbio e o seu impacto nos custos das commodities e dos alimentos têm sido um problema para muitos produtores e transformadores britânicos de alimentos que dependem das importações. O crescente sucesso das lojas de descontos colocou os preços sob pressão e pesou sobre os fornecedores em toda a cadeia de fornecimento de alimentos. Os pagamentos em atraso e as insolvências aumentaram desde 2019 devido à incapacidade do setor para absorver o aumento dos custos com os fatores de produção e à maior pressão sobre as margens. O valor acrescentado dos alimentos está projetado para diminuir 2,5% em 2020.

• Automóvel e Transportes – Deterioração do risco de elevado para muito elevado

As interrupções na cadeia de fornecimento afetaram negativamente a capacidade de produção e a disponibilidade de existências, com escassez de produto e encerramentos prolongados em todo o setor. Com a perspetiva de uma queda na procura de automóveis em todo o mundo, o setor entrou num período prolongado de redução de receitas. Após uma contração de 9% em 2019, o valor acrescentado da indústria automóvel deverá diminuir 24% em 2020. O valor acrescentado do transporte diminuirá mais de 6%. Espera-se que os atrasos nos pagamentos e as insolvências comerciais aumentem significativamente nos segmentos automóvel e de transportes.

• Bens de consumo duradouros – Degradação do risco de elevado para muito elevado

Muitos retalhistas enfrentavam já sérios problemas antes da pandemia de coronavírus devido aos elevados custos operacionais, ao declínio da faturação, ao aumento da concorrência dos retalhistas on line e à deterioração das margens. O nível de encerramentos de lojas e de insolvência de grandes retalhistas foi excecionalmente elevado em 2019. O encerramento da atividade retalhista em todo o país devido ao confinamento levou a um aumento das insolvências entre os operadores mais fracos e espera-se que o número de falências de empresas aumenta consideravelmente nos próximos meses. Prevê-se que o valor adicionado do retalho sofra uma contração de quase 5% em 2020.

• Construção e materiais de construção – Risco elevado

A incerteza do Brexit e a relutância dos investidores tiveram um efeito negativo no desempenho do setor antes do surto de coronavírus. O setor é caraterizado por forte concorrência, principalmente no extremo inferior da cadeia de valor. A liquidez continua a ser um problema, com dificuldades no acesso ao financiamento bancário. O nível de pagamentos prolongados e os atrasos nos pagamentos é elevado e as insolvências aumentaram mais de 6% em 2019. A atual crise económica piorará a situação, pois o valor acrescentado da construção deverá contrair 4,5 % em 2020 e aumentar ainda mais o número de falências empresariais.

• Eletrónica e TIC – Deterioração do risco de médio para elevado

O setor sofreu interrupções na cadeia de fornecimento nos primeiros meses de 2020, e a procura deverá permanecer volátil para alguns segmentos e produtos. O valor acrescentado das TIC deverá contrair 0,5% em 2020 e 13% no caso da eletrónica.

• Financeiro – Risco médio

O setor permanece resiliente no momento, mas pode ser afetado por problemas financeiros crescentes para empresas e consumidores, levando a um aumento dos empréstimos improdutivos e à deterioração dos lucros. O valor acrescentado do setor deverá contrair 2% em 2020.

• Maquinaria e Engenharia – Risco médio

O setor tem sido bastante resiliente até agora, com a maioria das empresas numa posição financeira estável. No entanto, a deterioração da procura global e nacional dos principais setores compradores, como o automóvel e de construção, constitui um risco negativo significativo. Prevê-se que o valor acrescentado da engenharia diminua 6% em 2020.

• Metalurgia – Degradação do risco de elevado para muito elevado

A pandemia de coronavírus está a ter um efeito importante na cadeia de fornecimento do setor e na capacidade de empresas individuais para negociar. Como este setor é altamente dependente do financiamento de capital de exploração, o declínio do comércio está a exacerbar quaisquer problemas subjacentes de liquidez e fluxo de caixa das empresas. O valor agregado da metalurgia deverá contrair mais de 11% em 2020. Atrasos nos pagamentos e insolvências de empresas do setor aumentarão consideravelmente neste setor.

• Papel – Risco elevado

Os produtores de papel e as empresas de impressão gráfica estão estruturalmente afetados pelo processo de digitalização em curso. Atualmente, as interrupções na cadeia de fornecimento devido às medidas de bloqueio tiveram um efeito negativo. O valor acrescentado do setor deverá diminuir mais de 13% em 2020.

• Serviços – Degradação do risco de elevado para muito elevado

Dado que a economia do Reino Unido é impulsionada principalmente pelo setor de serviços, as medidas de bloqueio e a forte deterioração do crescimento do PIB afetam diretamente o desempenho deste setor, sendo hotéis, restaurantes, turismo, agências de viagens e o segmento de entretenimento os mais afetados. O valor acrescentado dos serviços deverá contrair 3,5% em 2020, e o segmento de hotéis e restaurantes deverá deteriorar-se mais de 15%. Atrasos nos pagamentos e insolvências comerciais aumentarão consideravelmente no setor de serviços.

• Têxtil – Deterioração do risco de elevado para muito elevado

Produtores, grossistas e retalhistas já sofriam antes do surto de coronavírus devido à forte concorrência e às baixas margens. Os retalhistas são particularmente afetados pelo aumento das vendas on-line e muitas grandes empresas foram declaradas insolventes em 2019. A deterioração das vendas devido ao confinamento exacerbou a crise do mercado, e espera-se um forte aumento nas insolvências para os retalhistas de têxteis em 2020. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia 11,5% em 2020, depois de cair 2% em 2019.

• Químico e farmacêutico – Degradação do risco de baixo para médio

O segmento petroquímico sofre extrema volatilidade e a recente deterioração dos preços do petróleo. Outros subsetores químicos são afetados pelo forte declínio na procura de importantes indústrias de compras, como a indústria automóvel. Prevê-se que o valor acrescentado dos produtos químicos diminua quase 10%.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.