O risco de incumprimento no Reino Unido

O setores do aço, agricultura, alimentação, automóvel, bens de consumo duradouro, construção, eletrónica, metalurgia, papel, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 20-out-2020

• Agricultura - Risco elevado

Uma primavera muito seca e problemas de trabalho agravados pelo coronavírus criaram condições de mercado difíceis para o setor agrícola no Reino Unido. A persistente incerteza quanto ao resultado final do Brexit e ao futuro das relações comerciais com a União Europeia deteriora o sentimento empresarial. O valor adicionado do setor deverá estabilizar ou diminuir ligeiramente em 2020.

• Alimentação - Risco elevado

Nos últimos dois anos, a volatilidade das taxas de câmbio e o seu impacto no custo das matérias-primas e dos alimentos tem constituído um problema para muitas empresas do setor que dependem das importações. O crescente sucesso das lojas discount coloca os preços sob pressão o que pesa sobre os fornecedores ao longo da cadeia de fornecimento alimentar. Devido à incapacidade de absorver o aumento de custos dos insumos e ao aumento da pressão sobre as margens, tanto os incumprimentos como as insolvências estão a aumentar desde 2019. O valor adicionado do setor deverá cair 1% em 2020.ç

• Automóvel e transporte - Risco muito elevado

As interrupções na cadeia de fornecimento afetaram negativamente a capacidade de produção e a disponibilidade de stocks, levando à paralisação de fábricas em todo o setor. Com a procura global enfraquecida, o setor entrou num longo período de baixa geração de receitas. Em 2020, o valor acrescentado dos setores automóvel e de transporte deve cair mais de 34% e 18%, respetivamente. Devido às extensas medidas públicas de apoio à economia, ainda não se verificou um aumento dos incumprimentos e das falências. No entanto, assim que as medidas fiscais sejam reduzidas ou extintas os incumprimentos devem aumentar.

• Bens de consumo duradouro - Risco muito elevado

Muitos retalhistas já enfrentavam sérias dificuldades antes da pandemia resultantes dos elevados custos operacionais, da queda nas vendas, de uma maior concorrência por parte dos retalhistas online e da deterioração das margens. As insolvências e o encerramento de pontos de venda foram excecionalmente elevados em 2019. O confinamento causou dificuldades financeiras adicionais para os operadores mais fracos. O valor acrescentado do setor deverá contrair 15% em 2020. Devido às extensas medidas públicas de apoio à economia, o aumento dos incumprimentos e das insolvências ainda não se materializou. Contudo, prevê-se um incremento assim que as medidas de apoio fiscal às empresas terminem.

• Construção e materiais - Risco elevado

A incerteza sobre o Brexit e a relutância dos investidores antes da pandemia afetaram o desempenho de um setor caraterizado por uma intensa competição, especialmente na extremidade inferior da cadeia de valor. As dificuldades de acesso ao financiamento bancário representam problemas de liquidez. O nível de atrasos e diferimento de pagamentos foi elevado em 2019 e o incumprimento cresceu mais de 6%. A atual crise económica agravará a situação e o valor acrescentado da construção deverá contrair quase 9% em 2020. Devido às extensas medidas públicas de apoio à economia, o aumento dos incumprimentos e das insolvências ainda não se concretizou. No entanto, prevê-se a sua intensificação assim que se verifique uma redução ou extinção das medidas fiscais de apoio às empresas.

• Eletrónica e TIC - Risco elevado

O setor passou por interrupções na cadeia de fornecimento durante os primeiros meses de 2020 e a procura deve permanecer volátil para alguns segmentos e produtos. Espera-se que o valor acrescentado das TIC diminua mais de 4% em 2020, enquanto o segmento de equipamentos elétricos deverá sofrer uma redução de 12%.

• Financeiro - Risco médio

O setor permanece resiliente, mas pode ser afetado pelos crescentes problemas financeiros das empresas e das famílias, levando a um aumento dos empréstimos improdutivos e à deterioração dos lucros. O valor acrescentado do setor deverá contrair 1,5% em 2020.

• Maquinaria - Risco médio

O setor mostra-se bastante resiliente, com a maioria das empresas numa posição financeira estável. No entanto, a deterioração da procura global e nacional nos setores compradores, como o automóvel e a construção, constitui um risco significativo. O valor acrescentado da engenharia deve diminuir mais de 20% em 2020.

• Metalurgia e aço - Risco muito elevado

Após um desempenho moderado em 2019, a pandemia está a afetar de forma significativa a cadeia de abastecimento do setor. O declínio na atividade está a exacerbar os problemas subjacentes de liquidez e de fluxo de caixa. O valor acrescentado da metalurgia e do aço em 2020 está projetado para contrair mais de 8% e 18%, respetivamente. Devido às amplas medidas públicas de apoio à economia, o aumento dos incumprimentos e das insolvências ainda não se materializou. No entanto, prevê-se que as insolvências aumentem com a redução ou extinção das medidas fiscais destinadas a apoiar as empresas.

• Papel - Risco elevado

Os produtores de papel e as empresas gráficas veem-se estruturalmente afetados pelo processo de digitalização em curso. As interrupções na cadeia de fornecimento resultantes das medidas de confinamento tiveram um efeito negativo. Espera-se que o valor acrescentado do setor sofra uma redução superior a 3% em 2020.

• Químico e farmacêutico - Risco médio

O segmento dos produtos petroquímicos está a sofrer uma volatilidade extrema, resultante da recente deterioração dos preços do petróleo. Outros subsetores químicos veem-se afetados pela forte diminuição da procura de indústrias compradoras fundamentais, como o setor automóvel.  Estima-se que o valor acrescentado do setor químico diminua mais de 4% em 2020. No caso do setor farmacêutico espera-se um aumento de 1,5% devido ao incremento das despesas com a saúde.

• Serviços - Risco muito elevado

Dado que a economia do Reino Unido é impulsionada principalmente pelo setor dos serviços, as medidas de confinamento e a forte deterioração do crescimento do PIB afetam diretamente o rendimento desta indústria, sendo os hotéis, restaurantes, turismo, agências de viagens e o segmento do entretenimento os mais afetados. Prevê-se que o valor acrescentado do setor sofra uma contração superior a 4% em 2020, e que o segmento da hotelaria tenha uma redução de 42%. Devido às amplas medidas públicas de apoio à economia, o aumento dos incumprimentos e das insolvências ainda não se verificou. Contudo, espera-se que as insolvências aumentem com a redução das medidas fiscais destinadas a apoiar as empresas.

• Têxtil - Risco muito elevado

Os produtores, retalhistas e grossistas do setor têxtil já apresentavam problemas antes do surto de coronavírus resultantes de uma concorrência feroz e das margens limitadas com que operam. Os retalhistas veem-se especialmente afetados pelo aumento das vendas online e muitos negócios de maior dimensão declararam insolvência em 2019. A deterioração das vendas devido ao confinamento exacerbou a crise do setor. Estima-se que o valor acrescentado do têxtil sofra uma contração de 14% em 2020. As insolvências dos retalhistas de artigos de papelaria devem aumentar após a redução ou o termo das medidas fiscais para apoio às empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.