O risco de incumprimento no México

Setores como agricultura, automóvel e transportes, bens de consumo duradouro, construção, eletrónica, máquinas e engenharia, metalurgia e aço, serviços e têxtil correm um risco de incumprimento elevado.

Lisboa - 25-jun-2020

• Agricultura - Degradação de risco médio para elevado

As empresas são afetadas pelo aumento dos custos de importação de agroquímicos devido à volatilidade do peso em relação ao dólar, o que tem um impacto negativo nas margens. Prevê-se que o valor acrescentado da agricultura diminua mais de 2% em 2020.

• Alimentação - Degradação de risco baixo a médio

Os transformadores de alimentos e o retalho declararam estar preparados para enfrentar as contingências causadas da pandemia do COVID-19 e afirmam que o país possui recursos suficientes para fornecer produtos essenciais. No entanto, em alguns segmentos não essenciais de alimentos e bebidas, a produção e os preços podem ser afetados. Prevê-se que o valor acrescentado dos alimentos diminua 1% em 2020.

• Automóvel e Transporte - Degradação de risco médio para elevado

Embora a atual interrupção da produção seja temporária, espera-se uma redução na produção a médio prazo, com uma queda nas vendas de veículos automóveis e comerciais no México e nos Estados Unidos. Prevê-se que o valor acrescentado da indústria automóvel diminua quase 20% em 2020. Contudo, o impacto no risco de crédito das empresas pode ser menor do que noutras indústrias, dada a força financeira dos grandes grupos que integram a cadeia de montagem de automóveis. No setor do transporte, o principal impacto da pandemia de coronavírus sente-se nos serviços de transporte de passageiros. Prevê-se que o valor acrescentado do transporte diminua mais de 4% em 2020.

• Bens de consumo duradouro - Degradação de risco para elevado

As vendas de bens de consumo não alimentares estão a deteriorar-se devido ao impacto do coronavírus. Prevê-se que o consumo privado caia mais de 7% e que o desemprego aumente acentuadamente em 2020. A força financeira de muitas empresas deteriorou-se seriamente. O valor acrescentado das vendas no retalho diminuirá 5% em 2020. Prevê-se que os atrasos nos pagamentos aumentem durante os próximos meses.

• Construção e materiais de construção - Risco muito elevado

O setor teve um desempenho abaixo do esperado em 2019, com um forte aumento nos incumprimentos e nos atrasos nos pagamentos. A atual crise económica vai agravar a situação para muitas empresas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor diminua 7% em 2020, depois de diminuir 4,5% em 2019.

• Eletrónica e TIC - Degradação de risco médio para elevado

O desempenho da eletrónica é afetado por uma redução na melhoria das infraestruturas, enquanto alguns segmentos ligados à indústria da construção sofrem com a baixa procura. Prevê-se que o valor acrescentado da eletrónica diminua 4% em 2020. A deterioração do consumo privado afetará negativamente as vendas de TIC. Espera-se que os atrasos nos pagamentos e os incumprimentos aumentem nos próximos meses.

• Financeiro - Degradação de risco baixo para médio

Embora o setor de serviços financeiros seja resiliente, espera-se um aumento nos atrasos nos pagamentos por parte de consumidores e empresas endividados. Isso pode fazer com que os bancos sofram perdas nos lucros, pois precisam de aumentar as suas reservas por dívidas incobráveis.

• Máquinas e Engenharia - Degradação de risco médio para muito elevado

As empresas deste setor são afetadas pela importação de produtos mais caros devido à volatilidade das taxas de câmbio, enquanto a procura dos principais setores compradores no México e nos Estados Unidos se deteriorou. O investimento de capital no México deverá contrair 10% e o valor acrescentado da engenharia irá diminuir 12,5% em 2020. Os atrasos nos pagamentos e as falências vão aumentar nos próximos meses.

• Metalurgia e aço - Degradação de risco elevado para muito elevado

O setor está a sofrer com a desvalorização do peso, a volatilidade dos preços dos metais e a queda na procura por parte dos principais setores de compradores devido à recessão económica. As contas das empresas estão sob crescente pressão, com a expetativa de que o valor acrescentado da produção metalúrgica caia mais de 9% em 2020, após uma contração de 8% em 2019. Espera-se que os atrasos nos pagamentos e as falências aumentam nos próximos meses.

• Papel - Degradação de risco baixo para elevado

Subsetores como a impressão de jornais veem-se severamente afetados pelo aumento dos preços das importações de matérias-primas e pela queda na procura devido à recessão. No entanto, as empresas de alguns subsetores, como embalagens, não são afetadas negativamente e algumas beneficiam do aumento das compras online. Espera-se que os atrasos nos pagamentos e as falências das empresas aumentem nos próximos meses.

• Serviços - Degradação de baixo para risco elevado

Devido às medidas de confinamento e encerramento de fronteiras, muitos segmentos são severamente afetados, principalmente os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, aeroportos, turismo, agências de viagens e operadores turísticos. Prevê-se que o valor acrescentado da hotelaria e dos serviços de catering diminua mais de 7% em 2020. Espera-se um aumento nos atrasos nos pagamentos e nas falências nos próximos meses.

• Químico e Farmacêutico – Risco médio

O valor acrescentado dos produtos químicos deverá cair 1,5% após um forte desempenho nos últimos dois anos. A volatilidade do peso em relação ao dólar tem um impacto adverso na liquidez de um grande número de empresas químicas que dependem da importação de produtos químicos básicos ou derivados de petróleo refinado dos Estados Unidos. Mais de 80% das empresas químicas no México são pequenas ou médias empresas e os principais canais de financiamento para a indústria são as cadeias de fornecimento. Não é esperado um grande aumento nos atrasos nos pagamentos em 2020. Embora as empresas farmacêuticas sejam tipicamente bem estabelecidas e sólidas em termos financeiros, a procura das famílias pode ser afetada pela crise económica.

• Têxtil – Risco elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas do setor têxtil já enfrentavam forte concorrência e margens baixas antes do surto de coronavírus. A deterioração das vendas devido à pandemia de coronavírus agravou a crise do mercado. Prevê-se que o valor acrescentado do têxtil sofra uma contração de 7% em 2020, depois de cair 4% em 2019.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.