Forte queda do crescimento na Indonésia

As empresas indonésias, com um terço da sua dívida em mãos de investidores estrangeiros, enfrentam elevados riscos de refinanciamento.

Lisboa - 18-mai-2020

Após um crescimento de 5% em 2019, a Crédito y Caución prevê que o PIB da Indonésia estabilize ou contraia em 2020. Este mercado asiático enfrenta uma brusca deterioração do consumo privado, um dos principais impulsionadores da sua expansão económica, e uma contração do investimento motivada pelas interrupções dos projetos de construção de infraestruturas.

Os transportes e os serviços, especialmente o turismo, vão ser os principais setores afetados pelo impacto económico do coronavírus. No setor alimentar, as empresas que dependem da importação de produtos básicos enfrentam preços mais elevados e problemas de liquidez devido à desvalorização da rupia. O retrocesso das exportações, que superou os 10%, afetará os setores mineiro e energético. No entanto, as vendas a outros mercados apenas representam 22% do PIB, o que faz com que a economia indonésia seja mais resistente às quedas do comércio mundial do que outros países do sudeste asiático.

Para enfrentar a pandemia, a Administração suprimiu o limite constitucional de 3% do PIB para o défice orçamental e pôs em marcha medidas de estímulo focadas nos cuidados sanitários, na proteção social, na redução de impostos às empresas, na reestruturação de créditos, empréstimo especiais às PME e entregas de dinheiro aos trabalhadores do setor informal que ocupa 70 dos 270 milhões de habitantes do país. O Banco Central reduziu as taxas de juros para 4,5% e diminuiu o coeficiente de reserva obrigatória das entidades financeiras para dar ao setor bancário maior margem para apoiar as empresas locais.

A Indonésia é vulnerável às possíveis turbulências do mercado financeiro global, já que os investidores estrangeiros detêm um terço da dívida pública das empresas, que enfrentam elevados riscos de refinanciamento. A saída de capital da Indonésia para outros mercados emergentes no primeiro trimestre de 2020 provocou uma forte depreciação da rupia. Embora o aumento dos riscos para a estabilidade financeira tenha impedido, de momento, que o Banco Central continue a baixar as taxas de juros, é provável que antes que o segundo trimestre do ano termine se proceda a um relaxamento monetário para fazer frente ao risco de recessão.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.