Constituições em queda e insolvências a subir em fevereiro

O número de insolvências em Portugal aumentou quase 28% nos primeiros dois meses deste ano, face ao período homólogo de 2019. Fevereiro registou mais 79 insolvências que em 2019. As constituições tiveram um decréscimo superior a 23%.

Lisboa - 06-mar-2020

O mês de fevereiro registou um total de 490 insolvências, mais 79 que em 2019, mas menos 81 que em janeiro deste ano. O valor acumulado dos dois primeiros meses de 2020 é superior a 2019 (+27,8%) e 2018 (+9%), mas 10,5% inferior ao resultado de há três anos.

Porto e Lisboa permanecem os distritos com o valor de insolvências mais elevado, 251 e 237 respetivamente. Face a 2019, verifica-se um aumento de 41,1% em Lisboa e de 18,4% no Porto. Contudo, em termos percentuais, os aumentos mais significativos pertencem a Portalegre (+350%), Angra do Heroísmo (+125%) e Santarém (+100%). No acumulado, apenas quatro distritos apresentam diminuição no número de insolvências: Vila Real (-66,7%), Coimbra (-34,4%), Setúbal (-12,7%) e Ponta Delgada (-11,1%).

A maioria dos setores de atividade apresenta aumentos nas insolvências. As variações negativas mais significativas registam-se nas áreas da Eletricidade, Gás e Água (+200%), Agricultura, Caça e Pesca (+109,1%) e Indústria Extrativa (+100,0%). Em termos absolutos, o maior número de falências de empresas pertence à Indústria Transformadora (230), Outros Serviços (220), Construção e Obras Públicas (143), Comércio a Retalho (142) e Comércio por Grosso (130). O setor da Hotelaria e Restauração acumula 88 insolvências nestes primeiros dois meses do ano, +46,7% que no período homólogo. A Construção Civil e Obras Públicas (+2,1%) e os Transportes (+7%) são os setores com aumentos menos acentuados. Com variação nula destacam-se as áreas de Telecomunicações (1) e Comércio de Veículos (31 insolvências).

Número de novas empresas também entra em declínio

As Constituições em fevereiro diminuíram 23,3% face a igual período do ano passado, com um total de 3.752 novas empresas. No acumulado, a diminuição é menos intensa, mas ultrapassa os 20%.

O número mais significativo de constituições acontece em Lisboa, com 3.093 empresas, e no Porto, com 1.651. No entanto, ambos os distritos apresentam diminuições face ao ano passado: -15,1% na capital e -21,2% no Porto. Há exceção de Ponta Delgada (79 novas empresas) e de Angra do Heroísmo (28) que mantêm variação nula e de Portalegre com um aumento de 10,6% face a 2019, todos os restantes distritos sofrem uma diminuição no número de novas empresas constituídas, com os decréscimos mais significativos a pertencer aos distritos de Leiria (-38%), Évora (-33,3%) e Aveiro (-31%).

Apenas dois setores aumentam o número de constituições em relação a 2019: Eletricidade, Gás, Água (+66,7%) e Transportes (+10,8%). Os restantes sofrem variações negativas, sendo a Indústria Extrativa aquela que mais decresce (-85,7%), seguida, embora com alguma distância, pela Indústria Transformadora (-32,4%).

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.