Insolvências mantém um dos níveis mais elevados entre os países vizinhos

As insolvências baixaram 14% em 2019 face a 2018 embora o país mantenha um dos níveis de insolvência mais elevados entre os países vizinhos.

Lisboa - 16-jan-2020

As insolvências tiveram uma redução de 14% em 2019 face ao ano anterior com um total de 5.071 empresas insolventes, menos 817 que em 2018, o que se traduz numa diminuição de 14%. Contudo, Portugal apresenta um dos níveis de insolvência mais elevados entre os países vizinhos.

Segundo o mais recente Economic Outlook divulgado pela Crédito y Caución, Portugal fechou 2019 com níveis de insolvência de 211 pontos, o que significa multiplicar os níveis pré-crise por dois (base 100 = 2007). Em 2020, o relatório da seguradora de crédito prevê uma estagnação do nível de insolvência, que fechará nos 207 pontos. A economia portuguesa manterá níveis de insolvência mais elevados do que os países vizinhos, à frente de Itália (185), Reino Unido (119), França (109), Estados Unidos (85), Alemanha (67) ou Japão (61). Apenas Espanha (com 541 pontos) supera estes níveis.

Na análise das insolvências divulgada ao longo do ano pela Iberinform, os distritos de Lisboa e do Porto são os que apresentam os valores mais elevados de 2019, 1.042 e 1.228 respetivamente. Contudo, face a 2018, estes números traduzem uma diminuição de 33% em Lisboa e de 12,3% no Porto.

Os decréscimos mais acentuados verificam-se nos distritos de Castelo Branco (-40,6%), Vila Real (-35,8%), Évora (-35,5%) e Guarda (-34,3%). Dos 22 distritos, 17 tiveram reduções e quatro apresentaram aumentos: Coimbra (0,6%), Faro (2,6%), Aveiro (4,5%) e Braga (24%). Apenas Viseu manteve um desempenho sem variação face a 2018 (122 insolvências). A Madeira registou um decréscimo de 9,6% face a 2018, enquanto na Região Autónoma dos Açores os valores oscilaram entre reduções de 5,3% (Angra do Heroísmo), 9,5% (Ponta Delgada) e 25% (Horta).

Os setores com menos empresas em processo de insolvências em 2019 segundo os dados apurados pela Iberinform foram: Indústria Extrativa (-50%) Eletricidade, Gás, Água (-39,1%), Comércio por Grosso (-22,5%), Outros Serviços (-21,9%) e Comércio a Retalho (-21,7%). Os setores da Construção e Obras Públicas e Hotelaria e Restauração registarm diminuições de 15,9% e 18,2% respetivamente.

Os setores com agravamento nas insolvências no ano transato foram: Telecomunicações (aumento de 20%), Agricultura, Caça e Pesca (+8,2%) e Indústria Transformadora (+7%).

2019 encerra com 49.193 novas empresas

A constituição de empresas em 2019 registou um aumento de 8,4% em termos homólogos com um total de 49.193 novas empresas, mais 3.807 que em 2018.

O número mais significativo de constituições verificou-se em Lisboa, com 16.691 novas empresas (+5,4%), e os maiores crescimentos foram registados nos distritos de Horta (33,3%), Castelo Branco (+23,9%) e Bragança (+20%). O Porto, com 8.966 constituições, alcançou um crescimento de 9,6% face a 2018. As únicas descidas registaram-se em Évora (-3,9%) e Portalegre (-0,7%).

Por setores, os dados divulgados pela Iberinform indicam que os maiores aumentos face a 2018 foram obtidos nos setores dos Transportes (111,8%), Eletricidade, Gás e Água (59,5%) e Indústria Extrativa (33,3%). A Construção e Obras Públicas teve um aumento de 26,7%, enquanto a Indústria Transformadora regista um incremento de 0,4%.

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.