A Crédito y Caución prevê que o barril de petróleo alcance os 95 dólares em 2025

Apesar da tendência de aumento a longo prazo, a previsão para 2020 aponta para uma manutenção dos preços do barril do petróleo em torno dos 65 dólares, consequência do enfraquecimento da economia mundial.

Lisboa - 13-dez-2019

A Crédito y Caución prevê um aumento paulatino a longo prazo do preço do crude. De acordo com as estimativas apresentadas no último Economic Outlook, o preço de equilíbrio em 2025 deverá situar-se nos 95 dólares por barril. Este preço de referência está muito acima dos valores atuais.

Na primavera de 2019, as preocupações com o fornecimento de petróleo, devido ao endurecimento das sanções dos EUA ao Irão, aumentaram ligeiramente os preços. A tendência inverteu-se durante o verão devido ao impacto da escalada na guerra comercial no crescimento económico mundial e o preço debilitou-se até se situar entre os 55 e os 65 dólares por barril. Após o ataque às instalações de produção sauditas houve uma subida dos preços até aos 71 dólares que se corrigiu quando ficou claro que os efeitos desta ação sobre a interrupção de fornecimento seriam muito limitados.

Apesar da evolução atual do mercado, a tendência a longo prazo é de subida do preço do petróleo. Acreditamos que a procura mundial de petróleo irá crescer, em especial nas economias emergentes, até ao ponto em que para dar resposta sejam necessários investimentos mais avultados nos recursos energéticos. Esse crescimento produzir-se-á mesmo que se adote uma política agressiva de transformação energética em todo o mundo”, refere o relatório. Apesar dessa tendência a longo prazo, a previsão para 2020 aponta para que os preços do barril se mantenham em redor dos 65 dólares dada à debilidade da economia mundial.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.