Novas empresas continuam a aumentar e insolvências mantêm descida

As insolvências em outubro diminuíram 11,4% face ao período homólogo de 2018. Vila Real, Castelo Branco e Guarda são os distritos com descidas mais acentuadas. Constituições crescem 10,6% nos primeiros dez meses de 2019.

Lisboa - 07-nov-2019

As insolvências baixaram 11,4% em outubro face ao período homólogo de 2018. O mês terminou com 630 ações, menos 81 que no ano passado. No total do ano, a diminuição é de 12,74%, com 4.252 ações de insolvência contra 4.873 nos primeiros dez meses de 2018.

As insolvências requeridas tiveram uma redução de 27,7% face a 2018, enquanto as insolvências apresentadas pelas próprias empresas baixaram  23,1% com um total de 938 empresas a requerer a insolvência. Os encerramentos com plano de insolvência baixaram de 61 em 2018 para 45 (-26,2%). As declarações de insolvência correspondentes à conclusão de processos tiveram um aumento de 0,9%.

Lisboa e o Porto são os distritos com mais insolvências, 867 e 1.037 respetivamente. Face a 2018, verifica-se uma diminuição de 34,6% em Lisboa e de 7,7% no Porto.

As diminuições mais acentuadas registam-se em: Vila Real (-44,3%), Castelo Branco (-37,7%), Guarda (-36,1%), Évora (-28,3%), Setúbal (-25,4%), Horta (-25%), Viana do Castelo (-19%), Portalegre (-18,2%) e Bragança (-11,4%).

A Madeira teve um decréscimo de 4,4% com 109 insolvências versus 114 em 2018, enquanto nos Açores a descida mais acentuada foi registada na Horta. Ponta Delgada teve variação nula face a 2018 (33 insolvências), enquanto em Angra do Heroísmo a diminuição foi de 6,3%.

Cinco distritos apresentaram subidas nas insolvências: Aveiro (2,7%), Beja (11,5%), Braga (22%), Coimbra (9,3%), Faro (7,6%) e Leiria (3%).

Os setores com aumentos nas insolvências são dois: Agricultura, Caça e Pesca (7,2%) e Indústria Transformadora (9,3%). As descidas mais acentuadas verificam-se na Indústria Extrativa (-47,4%), Eletricidade, Gás, Água (-42,1%), Comércio por Grosso (-23,5%), Outros Serviços (-21,5%), Comércio de Veículos (-17,1%), Comércio a Retalho (-16,8%), Construção e O. Públicas (-16,5%), Hotelaria e Restauração (-14,5%) e Transportes (-4,3%).

Constituições aumentam 2,5% em outubro e 10,6% no total do ano

As constituições aumentaram 2,5% em outubro para um total de 3.950 novas empresas. No acumulado deste ano foram criadas mais 4.021 empresas que em 2018 para um total de 42.026 constituições (aumento de 10,6% face ao ano passado).

Lisboa é o distrito que acolhe mais constituições (14.080), com um aumento 6,7% face a 2018. O Porto surge na segunda posição com 7.665 novos projetos empresariais (+11,8%) e o terceiro posto pertence ao distrito de Setúbal com 3.209 empresas e um crescimento homólogo de 12,7%.

Todos os distritos apresentam subidas com destaque para Braga com 3.039 empresas (aumento de 10,7%), Faro com 2.376 novas empresas (aumento de 13,3%), Aveiro com 1.996 (+15,1%), Leiria com 1.528 (+11%), Coimbra com 1.198 (+21,3%) e Santarém com 1.114 novas constituições e um crescimento de 12,8%.

A Madeira regista um crescimento de 2,1% face a 2018 para um total de 923 constituições.  Angra do Heroísmo cresce de 106 em 2018 para 130 em 2019 (+22,6%), Ponta Delgada evolui de 243 para 285 (+17,3%) e na Horta o aumento é de 40,9% (de 44 em 2018 para 62 em 2019).

Os setores com maiores variações positivas são: Transportes (125,9%), Eletricidade, Gás, Água (72,4%), Indústria Extrativa (43,5%), Construção e O. Públicas (30,5%), Telecomunicações (15,6%),  Agricultura, Caça e Pesca (14,6%), Comércio a Retalho (8,6%) e Comércio de Veículos (5%).

Apenas dois setores apresentam variação negativa: Comércio por Grosso (-0,1%) e Hotelaria/Restauração (-0,8%).

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_gcl_au googletagmanager.com Utilizado por Google AdSense para experimentar con la eficacia de la publicidad en los sitios web que utilizan sus servicios. 3 meses HTTP pageLink
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink