A desaceleração europeia chega a Marrocos

O turismo, as exportações de automóveis e as remessas geram a maior parte das receitas vindas do exterior, mas dependem muito da situação económica da Europa.

Lisboa - 04-out-2019

A Crédito y Caución espera que o crescimento económico de Marrocos abrande para 2,4% em 2019 devido à desaceleração da Europa. A inflação permanecerá abaixo dos 2%, num contexto de aumento da despesa pública que deverá apoiar o crescimento do consumo privado.

Marrocos levou a cabo diversas reformas estruturais para diversificar a sua economia através do desenvolvimento da indústria transformadora, em especial em setores orientados para a exportação como o setor automóvel, aeronáutico e de eletrónica. Os baixos custos da mão de obra e uma moeda levemente desvalorizada melhoram a competitividade do país. Desde 2000, o PIB per capita aumentou 70% em termos reais. Apesar destes importantes avanços, Marrocos permanece muito dependente da agricultura, que emprega cerca de 40% da população ativa. A volatilidade da produção agrícola devido a condições climáticas adversas tem um impacto significativo no consumo privado e na economia.

O turismo, as exportações de automóveis e as remessas geram a maior parte das divisas vindas do exterior, mas dependem fortemente da situação económica da Europa. O baixo nível de escolaridade da população, as carências de infraestruturas, a ineficiência do mercado de trabalho, o limitado acesso a financiamento e a concorrência da Ásia são os principais obstáculos ao desenvolvimento da economia marroquina.

Os subsídios em curso e os investimentos em infraestrutura mantêm o investimento público elevado e espera-se que o défice fiscal aumente em 2019, também devido ao aumento dos apoios sociais para conter alguma agitação social. A dívida pública ascende a mais de 80% do PIB, uma percentagem elevada em comparação com outros mercados emergentes. No entanto, o perfil da dívida atenua os riscos de refinanciamento, uma vez que grande parte é financiada a nível nacional e o prazo médio foi ampliado para mais de sete anos.

A Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat_UA-# Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink
_gid googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 1 día HTTP pageLink