Aumentam os riscos financeiros na Europa de Leste

Para a Crédito y Caución, a grave perturbação de mais de 900 mil milhões de dólares no comércio externo das empresas da Europa de Leste conduzirá a um aumento nas insolvências em muitas economias da região.

Lisboa - 18-set-2019

De acordo com a análise da Crédito y Caución, o crescimento do PIB na Europa de Leste abrandará oito décimas em 2019, até atingir os 2,6%. As tensões comerciais mundiais, o aumento da incerteza em torno do conflito entre os Estados Unidos e a China, juntamente com o risco de um possível Brexit sem acordo, colocam muitas economias europeias sob pressão provocando uma brusca inflexão na tendência das insolvências na região. Após uma diminuição de 5% em 2018 verificar-se-á um aumento de 2% em 2019.

De acordo com o Barómetro de Práticas de Pagamento na região, que tem por base as opiniões de 1.500 empresas na Bulgária, Eslováquia, Hungria, Polónia, República Checa, Roménia e Turquia, 24% da faturação da região estava por liquidar à data de termo do prazo de pagamento.

A Crédito y Caución acredita que a diminuição das perspetivas de crescimento para a Europa de Leste irá agravar o comportamento das insolvências. Os níveis de insolvência mais elevados registar-se-ão na Turquia (+10%), Polónia (+4%) e Romenia (+3%). O setor da manufatura é o mais exposto dada a sua forte integração na cadeia de valor global.

Os incumprimentos dos clientes afetam negativamente os fluxos de caixa das empresas e implicam a necessidade de compensar a falta de liquidez para levar a cabo as atividades comerciais. Se a curto-médio prazo o acesso ao financiamento bancário sofresse restrições, as empresas da região compensariam o aumento dos custos de capital com uma redução no investimento no crescimento dos negócios e na força laboral, através de despedimentos ou do congelamento de novas contratações.

A economia mundial continua a deixar visíveis as suas debilidades, encontrando-se agora numa fase de crescimento significativamente mais lento. Entre as crescentes tensões geopolíticas e as contínuas incertezas, o risco de letárgia no comércio mundial aumenta.  Prevê-se que isto venha a enfraquecer o crescimento económico em muitos países da Europa de Leste aumentando as perspetivas de insolvência nos próximos meses. Neste contexto, a gestão estratégica do risco de incumprimento dos clientes é essencial para evitar graves problemas de tesouraria e para traçar um caminho de crescimento seguro e sustentável para as empresas.

A Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat_UA-# Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink
_gid googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 1 día HTTP pageLink