Irão entra em economia de resistência

De acordo com a análise da Crédito y Caución, a capacidade de pagamento externo do Irão e a sua disposição para pagar não correm risco imediato.

Lisboa - 16-set-2019

A imposição de novas sanções ao Irão por parte dos Estados Unidos levou o país a regressar a uma economia de resistência marcada por perspectivas moderadas quanto ao crescimento a longo prazo e por uma inflação elevada. De acordo com o mais recente relatório da Crédito y Caución, a capacidade de cumprimento do Irão não está comprometida, mas os riscos políticos, como possíveis sanções da União Europeia, são elevados. Estima-se que a economia iraniana tenha contraído 4,9% em 2018, a que provavelmente se seguirá um declínio de 6,5% em 2019.

A economia de resistência envolve uma maior dependência da produção nacional e um impulso do comércio de troca. O Irão proibiu a importação de mais de 1.300 produtos que, juntamente com a forte desvalorização do rial, reduzirá as importações, evitará a saída de divisas e estimulará a produção nacional.

As exportações petrolíferas do Irão passaram de mais de 2,5 milhões de barris por dia em 2018 para não mais de 400.000 barris em julho, um valor muito inferior aos 1,1 milhões registados no anterior período de sanções. Embora a exportação de produtos não petrolíferos (cerca de 35%), como produtos químicos, plásticos, metais, hortaliças e frutas, tenha como principais destinos países críticos com as sanções, como a Turquia, a China, a Índia e o Iraque,  o seu crescimento também desacelerou significativamente. As limitações às importações e o medo de sanções entre os parceiros comerciais constituem um sério revés para o potencial de crescimento do Irão.

O Irão depende, em grande medida, da União Europeia para as importações de tecnologia. Uma inversão completa no comércio com o país poderia implicar perdas superiores a 3.000 milhões de dólares para os exportadores europeus de bens de capital. A participação dos bens de capital nas exportações europeias para o Irão aumentou de 33% em 2013 para perto de 43% desde 2016. Os exportadores são empresas pouco expostas ao mercado norte-americano e que, por isso, correm menos riscos de sofrer sanções extraterritoriais por parte dos EUA. Embora “a capacidade de pagamento externo do Irão e a sua disposição para pagar não corram um risco imediato”, o relatório explica que os canais de pagamento com o país poderiam reduzir-se no futuro. Além disso, não se pode excluir a possibilidade da União Europeia voltar a colocar sanções como resposta às violações do acordo nuclear por parte do Irão.

A Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_gcl_au googletagmanager.com Utilizado por Google AdSense para experimentar con la eficacia de la publicidad en los sitios web que utilizan sus servicios. 3 meses HTTP pageLink
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink