Insolvências em agosto aumentam 9,2% e constituições caem 7,5%

Aumento de 9,2% nas ações de insolvência em agosto enquanto as constituição de novas empresas recua 7,5% face ao período homólogo de 2018.

Madrid - 05-set-2019

As insolvências em agosto tiveram um aumento de 9,2% face ao mesmo período do ano passado. No entanto, no total dos primeiros oito meses do ano, os valores são inferiores aos de 2018 com 3.398 insolvências (-6,5%).

Até final de agosto, as declarações de insolvência requeridas diminuíram 18% para um total de 793 versus 967 em 2018. As apresentações à insolvência pelas próprias empresas baixaram de 971 em 2018 para 790 em 2019 (-18,6%). Os encerramentos com plano de insolvência reduziram de um total de 51 no ano passado para 37 no final de agosto último (redução de 27,5%). Quanto às declarações de insolvência, correspondentes a processos encerrados, houve uma evolução positiva de 1.645 em 2018 para 1.778 em 2019 (aumento de 8%).

Lisboa e Porto são os distritos com maior número de insolvências, 697 e 874 respetivamente, mas enquanto o distrito de Lisboa regista uma diminuição de 31,8%, no Porto há um aumento de 11,6% em relação a 2018.  Os distritos com reduções mais acentuadas, além de Lisboa, são: Vila Real (-45,5%), Guarda (-40,8%), Castelo Branco (-34,5%), Viana do Castelo (-18,8%), Setúbal (-18,6%), Madeira (-18,4%) e Évora (-16,7%). Treze distritos registam decréscimos e representam 42,8% do total. Os aumentos mais notórios verificam-se em Braga (36%), Coimbra (19,6%), Porto (11,6%) e Angra do Heroísmo (8,3%).

Os setores que registam um decréscimo de insolvências são: Eletricidade, Gás, Água (-64,7%), Indústria Extrativa (-27,3%), Outros Serviços (-19,4%), Comércio por Grosso (-17,5%), Construção e Obras Públicas (-9,6%) e Comércio a Retalho (- 8,6%) e Comércio de Veículos (-7,9%). Os setores com aumentos mais significativos são: Agricultura, Caça e Pesca (28,3%), Indústria Transformadora (15%) e Transportes (9,6%).

Constituições diminuem 7,5% em agosto

As constituições diminuíram 7,5% em agosto passando de 2.853 em 2018 para 2.640 em 2019. Em termos acumulados verifica-se um acréscimo de 10,7% face ao período homólogo de 2018. Até final de agosto foram constituídas 34.129 novas empresas.

Lisboa apresenta o número mais significativo de constituições com 11.295 novas empresas (aumento de 5,6%). O Porto surge em segundo lugar com 6.209 empresas (aumento de 12,8%), seguido de Setúbal com 2.585 empresas (+ 13,2%), Braga com 2.477 empresas (+11,9%), Faro com 1.979 empresas (+12,6%), Aveiro com 1.639 empresas (+15,7%), Leiria com 1.267 empresas (+11,6%), Coimbra com 992 empresas (+20,4%), Santarém com 908 empresas (+14,1%), Madeira com 754 empresas (+2,3%) e Viseu com 709 empresas (+10,4%). Não se registam descidas significativas.

Os setores com maiores variação são: Transportes (aumento de 126,4%), Eletricidade, Gás, Água (+85,5%), Construção e Obras Públicas (+30,9%), Agricultura, Caça e Pesca (+16.5%), Indústria Extrativa (+13,6%) e Telecomunicações (+9,6%). Não se registam variações negativas.

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.