Aumento da procura global de seguros de crédito e de caução

O aumento da procura por seguros de crédito comercial e de garantias de caução reflete a crescente preocupação das empresas com a incerteza das perspectivas económicas.

Madrid - 03-jul-2019

Os membros da Associação Internacional de Seguro de Crédito e de Caução (ICISA) realizaram sua 75.ª Assembleia Geral anual em Washington, onde confirmaram o aumento na procura por seguros de crédito comercial e de garantias de caução, o que reflete a crescente preocupação com a incerteza das perspectivas económicas.

De acordo com os números da ICISA, que representa 95% do setor a nível global, no final de 2018 as seguradoras de crédito cobriram linhas de crédito comercial básicas para o trânsito do comércio internacional no valor de três biliões de euros, 8% mais do que no ano anterior. "Cada vez mais empresas reconhecem as vantagens do seguro de crédito comercial como algo mais do que um produto de seguro. Facilita o acesso ao financiamento bancário e proporciona um conhecimento de mercado relevante para os negócios, ajudando-os a evitar grandes perdas", explicou o presidente da instituição.

Através do seguro de caução, a exposição segurada ultrapassou os 0,4 biliões de euros, 9% a mais que no ano anterior. "Os recentes fracassos das grandes empresas de construção aumentaram a consciência sobre a necessidade de garantias para assegurar a continuidade dos projetos", salientou.

Os membros da ICISA indenizaram as empresas seguradas com mais de 4.000 milhões de euros, que em muitos casos foram fundamentais para continuarem a sua atividade. A ICISA foi a primeira associação de seguradoras de crédito do mundo. Fundada em 1928, a Crédito y Caución foi integrada em 1931. A empresa participa nas comissões da ICISA dentro da delegação da Atradius, um dos membros mais importantes da associação em dimensão.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.