Suécia desacelera em 2019

A Crédito y Caución prevê que as insolvências de empresas suecas aumentem em 2019 pelo terceiro ano consecutivo.

Madrid - 10-jul-2019

Em 2017 e 2018, a economia sueca cresceu 2,4% ao ano, apoiada numa política monetária flexível, numa forte procura interna e num sólido crescimento do investimento e das exportações. Em 2019, a expansão económica deverá desacelerar para menos de 2%, na medida em que a procura interna e externa enfraqueçam. Enquanto pequena economia aberta que depende fortemente das exportações, a Suécia está exposta a uma possível recessão no comércio mundial.

As insolvências das empresas suecas aumentaram em 2017 e 2018 após três anos de diminuições anuais. Em 2019, espera-se outro aumento de 3%, principalmente devido aos efeitos de arrasto do grande incremento registado em 2018.

A fim de combater a deflação e enfraquecer a moeda, desde 2014 que o Banco Central da Suécia tem baixado repetidamente as taxas. Apesar do aumento em dezembro, a taxa permanece negativa (-0,25%). Espera-se que a inflação se mantenha próxima do objetivo central de 2% em 2019 e 2020.

A solidez das finanças públicas oferece margem para um alívio fiscal em caso de recessão económica. Um possível risco negativo para a economia sueca continua a ser o elevado endividamento das famílias, causado pelas facilidades de acesso ao crédito e pela compra de casa própria. Apesar do endurecimento das exigências de amortização hipotecária, a proporção da dívida das famílias em relação ao rendimento disponível continuava acima dos 180% em 2018, o que as torna vulneráveis a quedas acentuadas nos preços da habitação e à subida das taxas de juro.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. Pertencemos ao Grupo Catalana Occidente, um dos líderes do setor segurador em Espanha e de seguro de crédito no mundo.