Mais investimento público nas Filipinas

O Governo filipino está a promover o desenvolvimento de projetos para a construção de infraestruturas ferroviárias, portos, estradas, aeroportos e geração de energia.

Madrid - 19-jul-2019

Desde 2012, o crescimento económico das Filipinas tem sido persistentemente elevado, impulsionado, em especial, pelo consumo privado, que representa cerca de 70% da economia. Embora se preveja um abrandamento da expansão económica em 2019 e 2020, devido ao aumento das taxas de juros, à diminuição da confiança dos investidores e à contribuição negativa das exportações, a taxa de crescimento anual permanecerá acima de 5,5%, apoiada, sobretudo, no consumo das famílias e na despesa pública.

Até agora, as enormes deficiências em infraestruturas impediram um maior investimento da indústria manufatureira. O Governo está a promover projetos estruturais e espera-se que os gastos com esta rubrica aumentem de 5% do PIB em 2017 para mais de 7% em 2022, orientados para a construção de redes ferroviárias e rodoviárias, portos, aeroportos e produção energética.

Com a melhoria da base tributária decorrente da reforma fiscal, espera-se que os défices fiscais e as finanças públicas se mantenham num nível aceitável, apoiando a continuidade do investimento público. A conjuntura macroeconómica externa é boa, com uma dívida externa administrável, que representa 19% do PIB, e ampla liquidez.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. Pertencemos ao Grupo Catalana Occidente, um dos líderes do setor segurador em Espanha e de seguro de crédito no mundo.