Procura interna suporta crescimento na Dinamarca

A Crédito y Caución prevê que a economia dinamarquesa cresça cerca de 2% em 2019, apesar das suas exportações se verem afetadas por uma procura externa mais fraca.

Madrid - 02-jul-2019

A Crédito y Caución prevê um crescimento de 2% da economia dinamarquesa em 2019, impulsionado pela forte procura interna, num contexto em que as exportações serão afetadas por uma procura externa mais fraca. O consumo privado assenta em taxas de juros historicamente baixas, no aumento dos rendimentos disponíveis devido à rigidez do mercado de trabalho e à baixa inflação. Espera-se que tanto o consumo público como a produção industrial tenham uma recuperação em 2019.

A economia dinamarquesa recuperou parte da sua competitividade internacional graças às reformas estruturais que abordaram os elevados custos laborais. No entanto, as exportações dinamarquesas poderiam ser afetadas por uma menor procura da Zona Euro, em especial da Alemanha. Além disso, o Brexit poderia ter um impacto negativo na economia do país, já que o Reino Unido é o terceiro mercado de exportação do país. As finanças públicas são saudáveis e são esperados pequenos excedentes orçamentais em 2019 e 2020, o que oferece espaço para estímulos fiscais, se necessário.

Os números oficiais das insolvências na Dinamarca aumentaram consideravelmente em 2015 e 2016 devido à introdução de uma nova forma da empresa nas estatísticas. Espera-se que as falências se estabilizem este ano, após um aumento de 7% em 2018.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.